Festival da Lagoa está a decorrer até ao dia 25 de abril

0
597

Papagaios foram atrativo no primeiro fim de semana do evento, que pretende promover o que de melhor a Lagoa de Óbidos tem

Está a decorrer até ao dia 25 de abril a segunda edição do Festival da Lagoa. O evento, que decorre na Foz do Arelho e no Nadadouro, tem como objetivo dar a conhecer o que de melhor existe na Lagoa de Óbidos e em torno deste ex-libris.
A edição deste ano do festival arrancou com um concerto dos Two Mates, no coreto da Foz, na noite de sexta-feira e incluiu, neste primeiro fim de semana, atividades como uma aula aberta de desportos náuticos (canoagem, stand up paddle e remo), mas também a possibilidade de experimentar a vela.
Ao redor do espelho de água a oferta incluía yoga no cais palafítico do Nadadouro ou nas margens da Lagoa, passeios interpretativos e ainda dança e pintura na zona do antigo cais da Foz.
Mas nestes primeiros dias, um dos grandes atrativos do festival foi a exposição de papagaios estáticos gigantes que ocorreu no domingo, na praia.
No céu vemos um dragão e uma baleia de grandes dimensões, vemos o Homem-Aranha, o Pikachu, o Sonic ou o Nemo, há polvos e raias pelo ar, todos coloridos, a voar ao vento criavam um efeito diferente e divertido para os mais novos no céu da Foz do Arelho. Também para os mais novos havia a possibilidade de pintarem o seu papagaio e lançarem-no. A organização, a cargo da Associação Cabeças no Ar…te tinha 300 papagaios que esgotaram durante a tarde.
O grupo, que desenvolve atividade um pouco por todo o país, planeia regressar à Foz em setembro.
No areal encontramos Laura Félix, que veio de Rio Maior com a filha, Carminho, de seis anos, “Soubemos na sexta-feira que ia haver este evento e aproveitámos para vir dar um passeio, porque ela gosta de papagaios”, disse, elogiando a iniciativa.
“Os papagaios estáticos são uma mais-valia, proporcionam um cenário diferente e foi um dia muito bem passado”, concluiu.
A pequena Carminho já tinha lançado papagaios, mas nunca tinha feito um. “Tenho um papagaio de coruja e gosto de o lançar”, contou. “Do dia de hoje gostei de pintar o papagaio, foi giro”, disse, já depois de o lançar ao ar.
Para a noite de domingo estava previsto um espetáculo de papagaios luminosos que atraiu algumas pessoas à Avenida do Mar, mas que não se realizou porque não havia vento suficiente na Foz (imagine-se).
O Festival da Lagoa inclui ainda uma vertente gastronómica que realça os produtos endógenos. Há vários restaurantes que têm um prato gastronómico para o festival (todos confecionados com produtos da Lagoa, como ameijoas, chocos, enguias ou berbigão) e também bares com bebidas comemorativas, como cocktails e shots.
Até ao dia 25 de abril há a possibilidade de experimentar kayak stand up paddle ou remo, de fazer pilates, yoga, aikido e treinos de bem-estar, de ver a atuação de um rancho ou de participar em workshops de cerâmica, sendo algumas destas gratuitas e outras a pagar. ■

Workshop permitiu a centenas de crianças pintarem os seus papagaios
- publicidade -