Festival da Ginja de Óbidos vai animar a Amoreira durante três dias

1
918

ginjaA aldeia da Amoreira será palco, entre os dias 20 e 22 de Junho, do Festival da Ginja de Óbidos. A iniciativa é da Junta de Freguesia local que pretende, desta forma, promover a localidade e a própria ginja, uma vez que ali existe uma das principais empresas de transformação do concelho, a FrutÓbidos.
Animação, oficinas, colóquios, visitas guiadas a pomares e fábricas e uma passagem de modelos, são algumas das actividades previstas pela organização.
Por estes dias a antiga escola primária da Amoreira está transformada numa autêntica “fábrica” de flores de papel, que irão engalanar o centro da aldeia, transformando-o num ginjal.
Engrácia Rabiais, natural de Campo Maior e residente há 41 anos na Amoreira, é a grande artesã, juntamente com a filha, Paula, dobrando, colando e moldando o papel até formar pequenas ginjas que depois juntam em cachos. A preparação do cenário do festival decorre desde Fevereiro e preenche “todos os bocadinhos livres” de Engrácia Rabiais que conta ter os mais de quatro quilómetros de flores de papel prontos a 15 de Junho para depois serem colocados pela aldeia.
A ideia de realizar um festival partiu do executivo da Junta da Amoreira para promover a freguesia que “está a ficar cada vez mais desertificada”, explicou o presidente, José Simões à Gazeta das Caldas.
Por outro lado, o facto de ali existir uma das principais transformadoras de ginja em licor, a FrutÓbidos, ditou o tema do evento.
A população foi convidada a participar decorando as suas casas e os estabelecimentos comerciais e instituições aderiram ao evento. No centro da aldeia estarão cerca de 30 expositores com artesanato, doçaria e gastronomia.
O festival terá início na tarde de 20 de Junho com uma ginja de honra, seguindo-se uma noite de fados. Durante o fim-de-semana estarão a decorrer oficinas de pintura, doçaria, pedra de talco, ou de encadernação, em tendas dispostas na Rua da Mina. Já no centro da aldeia, na Praça Dr. Azeredo Perdigão, um barman fará a demonstração de cocktails de ginja. Os visitantes terão também à sua disposição um spa feito com caroços de ginja quentes.
Serão feitas visitas guiadas a ginjais no Sobral da Lagoa e à FrutÓbidos.
No sábado à noite haverá um desfile de moda, em que fatos ou os acessórios terão um apontamento de ginja.
Para o último dia de evento, à tarde, está previsto um colóquio sobre a ginja de Óbidos com a participação de vários especialistas, tanto ao nível da produção do fruto, como da certificação, investigação e desenvolvimento de produtos de dermocosmética a partir de subprodutos da ginja de Óbidos.
Segue-se uma prova de novos produtos derivados da ginja, também no Centro Social, Cultural e Recreativo da Amoreira.
A animação de rua estará a cargo da Bandinha Amigos da Música, Cottas Club e Animais de Palco.
O festival terá um investimento previsto na ordem dos seis mil euros por parte da Junta de Freguesia e conta com o apoio da autarquia.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

- publicidade -

1 COMENTÁRIO