Festival da Codorniz volta ao Landal entre 10 e 12 de Outubro

0
979

Travessa-de-codornizes-2Landal, a freguesia que mais codornizes produz no país, vai estar em festa entre os dias 10 e 12 de Outubro, com o IV Festival Nacional da Codorniz. Na localidade haverá tasquinhas, gastronomia, doçaria e animação.
O primeiro festival surgiu em 2001 quando a Junta de Freguesia pretendeu uma maior divulgação deste alimento e promover este negócio muito importante para a actividade económica local.
Nesta quarta edição serão apresentadas várias formas de confeccionar este petisco, podendo ser apreciadas as codornizes grelhadas, fritas, recheadas, com cerveja, com azeite e alho, de cebolada, estufadas, assadinhas no forno, de escabeche, com bacon e uvas, de caril, guisadas, com couve lombarda, com alecrim, com migas, com vinho do Porto, entre outras sugestões. Os visitantes poderão ainda provar o tradicional pão-de-ló do Landal, as peras bêbadas e a água-pé nova.
A animação também será uma constante do evento, com bailes todos os dias e a actuação do grupo de gaiteiros, da bandinha e de danças e cantares.
Em cativeiro, as codornizes começaram a ser exploradas em 1976, no Landal, por iniciativa de Manuel Louro Miguel que, regressado das ex colónias, instalou-se no lugar de Santa Susana. Começou com a criação e abate de codornizes, tendo lançado bases para esse negócio que viria a ser de grande importância para economia local.
A carne de codorniz é rica em proteína e aminoácidos essenciais e apresenta uma textura suave, branca e magra. É rica do ponto de vista nutricional e pobre em gorduras, uma vez que cada 100 gramas desta carne fornecem 106 calorias e apenas 1,6 gramas de gordura.
Para além dos criadores, irão marcar presença no festival o Grupo Desportivo de Santa Suzana, a Comissão da Igreja do Landal, Grupo Desportivo do Landal, Comissão de Melhoramentos da Capela das Bairradas e Associação Social e Desenvolvimento dos Casais da Serra.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

- publicidade -