
O Festival de Chocolate de Óbidos começa hoje, 22 de Fevereiro, e prolonga-se até 17 de Março (durante quatro fins-de-semana) entre sexta-feira e domingo.
A inauguração está prevista para as 18h00 com as actuações da Orquestra Juvenil da Sociedade Musical e Recreativa Obidense e do Coro Infantil de Óbidos.
O filme “Charlie e a fábrica de chocolate” inspira a edição deste ano e, na cerca do castelo, será possível apreciar seis esculturas de grandes dimensões, com as temáticas “Vila do Chocolate”, “Vale Encantado”, “A (fantástica) Fábrica de Chocolate”, “O fabrico do chocolate”, “Willy Wonka” e “Charlie e o bilhete dourado”. Todas estas obras de arte, inspiradas no filme de Tim Burton, foram concebidas por chefes do Centro de Formação para a Industria Alimentar da Pontinha, coordenados por Vítor Nunes e Manuel Gomes e, para a sua concretização, precisaram de cerca de duas toneladas de chocolate.
Entre as novidades deste ano está o concurso “My Chocolate Box”, que vai premiar as caixas mais criativas para chocolates. Está também a ser preparado um espaço de produção de bombons que pode ser visitado, a que se deu o nome de “Fábrica de Chocolate”.
Os visitantes terão um espaço dedicado a livros de cozinha e pastelaria com a temática do chocolate e uma outra zona dedicada à experimentação de cocktails de chocolate, num ambiente de laboratório de investigação.
À semelhança das edições anteriores, o festival terá os concursos de receitas de chocolate, do chocolatier português do ano e de montras em chocolate. Haverá cursos de chocolateria, desde o nível I, para quem se está a iniciar na arte de preparar sobremesas de chocolate, ao nível III, para quem já domina a técnica, mas quer aprofundar conhecimentos nesta área.
O festival possui ainda o espaço “Kids Cooking”, que consiste num atelier de cozinha para os mais novos e uma área de jogos, além de demonstrações de body painting.
No recinto do certame serão feitas esculturas de chocolate ao vivo, exibições de show cooking, que vão desde a apresentação de sobremesas tradicionais a pratos de carne ou peixe com chocolate.
Os restaurantes do concelho associam-se ao evento, introduzindo nas suas ementas pratos especiais onde o elemento comum é o chocolate.
O bilhete mantém-se nos sete euros para adultos ou cinco euros para crianças com idades compreendidas entre os seis e os 11 anos. Os portadores da Via Verde para a Cultura têm entrada gratuita, assim como os munícipes, à sexta-feira.
Surfistas gulosos
A organização do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos ofereceu, na passada terça-feira, 19 de Fevereiro, chocolates aos surfistas participantes no Moche Capítulo Perfeito, que decorre na Praia dos Supertubos, em Peniche.
Para além dos 16 surfistas em competição, receberam, igualmente, chocolates da Nestlé (patrocinador do Festival de Óbidos), elementos da organização do evento.
“Fizemos esta acção para promover o nosso evento e, ao mesmo tempo, restabelecer as energias junto dos adeptos dos chocolates”, refere a organização do festival. Para além dos “doces”, os surfistas tiveram direito a um convite para visitar o Festival e desde logo confirmaram a sua presença em Óbidos.
O Moche Capitulo Perfeito é uma competição anual, constituída por surfistas portugueses ou criados em Portugal, que gostam de ondas perfeitas e que dedicam a sua vida na sua procura.






























