Festas de fim de ano para todos os gostos e todas as carteiras

0
4763

Com a chegada do fim de ano, multiplicam-se as ofertas de festas de Passagem de Ano.
Umas são já referências na região e atraem anualmente milhares e milhares de pessoas. Outras vão-se afirmando ano após ano. Umas têm entrada livre e decorrem na rua. Outras têm entrada paga, com opções para todas as carteiras e, além do conforto de um tecto, prometem as melhores e mais tradicionais iguarias.
Gazeta das Caldas deixa nesta edição algumas das opções (aquelas de que nos chegou informação) a ter em conta na região.

Passagem de Ano popular na Praça da Fruta

Nas Caldas da Rainha repete-se a tradição e o fim de ano é festejado na Praça da Fruta. A partir das 22h30, a Banda Ibérica promete aquecer a noite e às 0h00 há fogo-de-artifício.
Apesar da contenção, a Câmara das Caldas achou por bem manter os festejos na rua, pensados sobretudo “naqueles que não têm condições para passarem o ano numa unidade hoteleira ou noutro espaço com entrada paga”, explicou ao nosso jornal António Marques, que está a preparar os festejos com a autarquia. Garantindo que a festa não vai custar “muito além dos cinco mil euros”, este responsável refere que vamos entrar num “ano difícil” e que “não pode ser encarado com desânimo”. Esta “passagem de ano popular” tem precisamente o objectivo de dar as boas vindas a 2011 em ambiente de festa, que deverá terminar por volta da 01h00, “para não incomodar quem mora ali perto”.

- publicidade -

Dezenas de milhar de pessoas na Nazaré

Passar o ano no areal e marginal da Nazaré tem sido a opção de um cada vez maior número de pessoas (Foto de arquivo)

É uma das festas que mais gente atrai na região e estima-se que por lá tenham passado cerca de 100 mil pessoas no ano passado. O promontório e o mar nazareno voltam a afirmar-se como um cenário de eleição para os festejos de da passagem de ano, com muita música à beira mar e o já habitual espectáculo de fogo-de-artifício.
Organizada pela Câmara da Nazaré através da Empresa Municipal Nazaré Qualifica, que a consideram “uma das maiores festas de fim de ano do país”, e com entrada livre, a passagem de ano arranca na noite de 30 de Dezembro, quando se prevê a chegada à vila de muita gente de fora e os primeiros sons de dança ecoam na praia. Na noite de reveillon a marginal e o sítio acolhem os quatro palcos por onde vão passar várias bandas locais e Dj’s convidados, que animam a mais longa noite do ano a partir das 23h00.
À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, a contagem decrescente para o novo ano faz-se com o auxílio de um relógio projectado no promontório da Nazaré e assim que baterem as zero horas o céu é rasgado por um espectáculo pirotécnico que leva anualmente milhares de pessoas, não só à beira mar, mas também aos vários miradouros que rodeiam a vila.
A elevada afluência de pessoas à Nazaré nos últimos dias do ano levou já a que a Protecção Civil municipal definisse medidas a adoptar para garantir a segurança de quem se deixa levar pelos festejos.
Na área da saúde o destaque vai para o Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte e a Cruz Vermelha Portuguesa, que terá várias unidades móveis espalhadas pela vila entre as 20h00 e as 0h00 dos dias 30 e 31 de Dezembro e 1 de Janeiro. Nas restantes áreas de actuação não há novidades a apontar, “uma vez que a capacidade de resposta tem sido adequada”, sustenta a organização.
Nesse sentido, mantêm-se os alertas para que os visitantes tenham uma atitude preventiva e se divirtam com moderação, para que estes cheguem o mais cedo possível e pernoitem na Nazaré, evitando-se ao máximo a condução sob efeito de álcool e o congestionamento de tráfego na noite de festa. Ao nível do trânsito, a Avenida Marginal vai estar fechada ao tráfego durante os festejos e haverá condicionamento no estacionamento em algumas artérias.
Para que tudo corra bem, a operação conta ainda com a colaboração da Capitania do Porto da Nazaré, PSP, GNR, Bombeiros e Associação de Dadores Benévolos de Sangue.

Marginal de São Martinho do Porto

Em São Martinho do Porto os festejos de rua são recentes, mas começam já a atrair muitos adeptos. Ao longo da marginal, a festa organizada pela autarquia de Alcobaça promete prolongar-se entre as 22h00 do dia 31 e as 06h00 do dia 1, com muita música e fogo-de-artifício, a principal novidade deste ano.
Três áreas musicais distintas garantem uma selecção musical para todos os gostos. No palco popular vai estar a Banda Selecção e pelo palco dedicado aos Dj’s, ambos na marginal, vão passar Bullycau, Kid Disco, Stuart e Dj Tornado. O terceiro palco vai localizar-se no Clube Náutico de S. Martinho, entre as 23h00 e as 6h00, e conta com Dj Shark a animar os festejos.
Numa festa com entrada livre não falta o espectáculo de pirotecnia à meia-noite realizado a partir de várias plataformas flutuantes colocadas na baía e de um ponto fixo em terra. Durante 15 minutos o céu vai ficar iluminado com um sem número de cores, que se reflectem no espelho de água que é a Concha Azul.
Os festejos obrigam inevitavelmente a condicionamentos no trânsito, que se farão sentir a partir das 19h00 do dia 31 e até às 08h00 do primeiro dia de 2011. Será proibido estacionar e circular nos acessos à Avenida Marginal, Estrada do Vale do Guizo, Rua Machado dos Santos, Rua Engenheiro Luís F. Cavaleiro, Rua 5 de Outubro, Rua Dr. José de Saldanha e Rua Dr. Júlio Frederico de Guimarães. Está ainda prevista a alteração do sentido de circulação no início da Rua Dr. Júlio Frederico de Guimarães e em toda a Rua da República, sendo que o tráfego vai fluir em direcção a Salir do Porto.
Por fim, o tráfego com destino a Salir do Porto e Foz do Arelho será desviado pela Estrada Nacional 242 junto à Residencial Amável.

Baile de fim de ano em Rio Maior

Em Rio Maior é na Praça da República que se fazem as despedidas a 2010. A Câmara Municipal oferece as passas, bastando que as pessoas levem o tradicional champanhe para brindar ao novo ano.
A festa é garantida com um baile de fim de ano com a Banda Kontrol.
Restaurante Viva Maria – Bom Sucesso

A proposta do Restaurante Viva Maria e Pura Vida Bar, no Bom Sucesso, em Óbidos, é para que entre em 2011 “num ambiente relaxante e envolvente” e para uma noite prolongada “ao som dos maiores êxitos de sempre”.
Para os que querem despedir-se de 2010 com um jantar no restaurante, foram preparadas duas ementas: a “Ementa Deluxe” custa 170 euros por adulto e 88 euros por crianças e além do jantar de dia 31, a partir das 20h30, contempla ainda o almoço de dia 1 de Janeiro. A segunda opção é a “Ementa Gourmet”, a 60 euros por adulto e 35 euros por criança.
A festa continua no bar daquele restaurante com música ao vivo e bar aberto entre as 23h00 e as 06h00. Pelas 03h00 é servida a ceia de Ano Novo com caldo verde, pãezinhos recheados com enchidos da região e as tradicionais rabanadas. A opção da festa no bar custa 35 euros por pessoa.
As reservas devem ser feitas através dos tel. 262112340 ou 917507408.

StayIn – Óbidos

No StayIn, antigo Hotel Mansão da Torre, o desafio é para passar “a última noite de 2010 em ambiente de requinte, num jantar servido digno de quem merece o melhor”. Crazy Duo é quem garante a animação musical da noite, que começa às 20h00 com aperitivos de boas-vindas.
Meia hora mais tarde começa a ser servido o jantar. A ementa é composta por aveludado de lagosta, camarão e amêijoa em bacalhau dourado com puré e legumes salteados e vitela em molho de cogumelos e arroz selvagem. Para a sobremesa há docinho do amor em calda de frutos vermelhos.
Às 23h30, e para que nada falte quando baterem as 12 badaladas, é servido à mesa espumante, passas e outras frutas cristalizadas. À 01h00 há buffet de frios e de sobremesas e a meio da noite, pelas 03h30, caldo verde, coscorões, sonhos, rabanadas, chocolate quente e café da avó prometem sentar de novo os participantes às mesas.
O preço é de 85 euros por pessoa e as reservas devem ser feitas pelo tel. 262955460 ou através de e-mail para info@stay-in-obidos.com.

Quinta do Juncal – Serra D’El Rey

Na Quinta do Juncal a festa de fim de ano arranca pelas 19h30, quando são dadas as boas vindas aos foliões com salgadinhos, gambas albardadas, presunto e ananás em espetada, vol au vent recheados e os habituais aperitivos líquidos.
Uma hora depois tem início o jantar, com creme aveludado de espargos com presunto e pão crocante, tranche de bacalhau com crosta de amêndoa, vitela em massa filo e aroma de ginja de Óbidos. A sobremesa é servida em buffet, com fruta da época e frutas tropicais, doces de tradição e doces conventuais. Com o café e digestivos dá-se início ao bar aberto, que se mantém durante toda a noite.
Às 0h00 há fogo-de-artifício, espumante, passa para pedir desejos e bolo rainha para receber de estômago composto o novo ano. Uma hora depois abre um novo buffet, desta feita com uma mesa de saladas, uma mesa de carnes frias e uma mesa de mariscos, com gambas, sapateira recheada e mexilhão em vinagrete. Às 3h00 há caldo verde, rabanadas au Porto, filhós, sonhos e café da avó. Os adultos pagam 65 euros e o preço para crianças entre os quatro e os dez anos é de 32,5 euros. Para grupos de mais de dez pessoas há um desconto de 5%.
Reservas através dos números 966664340, 969374399, 918350616 ou 262845640. Outras informações em www.quintajuncal.com.

Casais da Serra – Landal

É às 20h00 que arranca a festa na Associação Social e Desenvolvimento de Casais da Serra, freguesia de Landal. Uma hora mais tarde é servido o jantar com canja de galinha, sopa de peixe e lombinhos de porco com ananás.
O copo de água é composto por bolo-rei, doçaria diversa, leitão e peru assado, carnes frias e assadas, rissóis, croquetes e pastéis de bacalhau, camarão e presunto. Às 00h00 há espumante e aperitivos para dar as boas vindas ao novo ano, numa noite que será animada pelo Trio Musical HNP. A ceia será servida pelas 4h00 e conta com caldo verde, filhozes e café da avó.
O preço é de 30 euros para adultos e 15 euros para crianças entre os sete e os 12 anos. As crianças até aos seis anos não pagam. As inscrições devem ser feitas até 27 de Dezembro através dos tel. 917204663, 262949260 ou 937611644.

São Domingos – Salir de Matos

A Associação Recreativa Desportiva e Cultural de São Domingos, freguesia de Salir de Matos, vai aproveitar a noite de fim de ano para comemorar a reabertura do seu bar. E na festa promete “muita animação”.
A proposta é para que as pessoas se juntem à volta de uma mesa buffet com aperitivos, entradas variadas, caldo verde, frango assado e lombo fatiado, saladas frias, presunto, camarão e sapateira, e os doces tradicionais da época, como o bolo rei, o arroz doce, os fritos. Há meia noite, há champanhe e passas.
As inscrições custam 12 euros por adulto, sendo que as crianças até aos 12 anos não pagam, e devem ser feitas até 26 de Dezembro, para o número 931168343. As inscrições que forem feitas depois do dia 26 têm um acréscimo de cinco euros.

Bar Cidade Nova – Caldas

Na noite de 31 de Dezembro há música ao vivo com Terabytes. Quando baterem as 12 badaladas há champanhe para brindar ao novo ano, ao qual se dá as boas vindas com o conforto de um caldo verde quente.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt

Loja Sisil oferece festa de final de ano à população

No próximo dia 31 de Dezembro, a partir das 14h00, a loja Sisil, que fica junto à rotunda da EDP, vai realizar uma festa durante a qual vai oferecer à população um churrasco ao ar livre, com música e insufláveis para os mais pequenos.
Este armazém chinês – que aposta sobretudo nas áreas do vestuário e do calçado – vai realizar um sorteio entre os seus clientes, oferecendo electrodomésticos (um televisor LCD e um computador i-Pad Tablet), bem como cheques de compras com valores entre os 15 e os 100 euros. O sorteio realiza-se a partir das 16h00.

N.N.

- publicidade -