A vila de Valado dos Frades vive, por estes dias, mais uma festa em honra de S. Sebastião, o santo defensor das plantações e do gado e contra a peste e outras epidemias. Animação musical e diversas cerimónias religiosas são, mais uma vez, os atractivos dos festejos vulgarmente conhecidos por Festas das Chouriças.
Hoje, dia 20 de Janeiro, dia de S. Sebastião, é celebrada missa solene pelas 19h00. Já amanhã, pelas 16h30, actuam o grupo Regional de Folclore da Benedita e o Rancho Flores do Campo, de Valado dos Frades. No início da madrugada, quando for 1h00, haverá lançamento de fogo de luzes.
O ponto alto dos festejos acontece no domingo, com celebração de missa e procissão pelas ruas da vila, marcada para as 13h30. Aos andores dos santos padroeiros da vila, juntam-se as famosas chouriças que dão nome à festa e que à tarde, pelas 15h00, são vendidas em leilão. Meia hora mais tarde começa a actuação da Filarmónica Maiorguense, no anfiteatro da Junta de Freguesia.
Durante os três dias há petiscos e refeições no restaurante da festa, promovida por uma comissão de vários habitantes da freguesia de Valado dos Frades. A vila presta, há já largos anos, culto ao santo nascido em França no ano de 256 e que acabaria por ser morto 30 anos depois, em Roma, a mando do imperador Diocleciano, que o julgou como traidor pelo facto deste ser cristão e pela sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos.
Vários vestígios arqueológicos, nos quais se inclui uma estátua do santo que se encontra no Museu Dr. Joaquim Manso, provam que o culto ao patrono é muito antigo.






























