Início Destaque Festa Oeste Amamenta juntou mais de 70 casais com bebés em Óbidos

Festa Oeste Amamenta juntou mais de 70 casais com bebés em Óbidos

0
Festa Oeste Amamenta juntou mais  de 70 casais com bebés em Óbidos

obidos amamentaA Festa Oeste Amamenta, que se realizou no passado dia 11 de Outubro, juntou mais de 70 casais com bebés em Óbidos. A iniciativa, integrada nas celebrações da Semana Nacional da Amamentação e a Semana Internacional do Babywearing, pretende formar mães e dar-lhes a conhecer os benefícios da amamentação, assim como os instrumentos necessários para passarem este período da melhor forma possível.
A chuva que caiu durante todo o dia (11 de Outubro) não deixou que as actividades se realizassem ao ar livre, mas isso não impediu o sucesso da festa, concentrada na livraria da Adega, em Óbidos. Ao longo de todo o dia foram realizados workshops, sessões de babyoga e playoga e contadas histórias aos mais pequenos.
O evento foi dinamizado pelas Conselheiras de Aleitamento Materno (CAM), Cátia Dias e Beatriz Bernardino, que dão apoio presencial às famílias que experimentam problemas com a amamentação. Mais de 70 casais com os respectivos bebés marcaram presença nas várias actividades, o que levou Cátia Dias a fazer um balanço positivo desta primeira edição e deixar, desde logo, a garantia de que terá continuidade no próximo ano.
As duas profissionais decidiram fazer este evento para “espalhar mais a palavra” e dar conhecimento de que Óbidos tem duas conselheiras de amamentação acreditadas que estão disponíveis para ajudar. Uma conselheira de aleitamento materno ajuda as mães no início do seu percurso sobre a importância do aleitamento materno e sobre como ultrapassar as dificuldades que surgem. “Somos feitos para amamentar, mas nem sempre corre tão bem como seria de desejar nas primeiras 24h00” disse a conselheira que pode, inclusive, ir ao hospital ajudar a pessoa.
Por outro lado, salienta que o leite materno é o “mais completo que há e está adaptado a cada bebé”, destacando os seus benefícios a nível imunológico, por exemplo.
Cátia Dias realça que as mães devem estar apoiadas, tanto pela família como por profissionais, que estão por dentro do assunto e viveram as mesmas experiências. “Desta forma percebem que as dificuldades por que estão a passar também já aconteceram a outras mães e partilham as soluções”, referiu à Gazeta das Caldas.
Cátia Dias destacou ainda que a rede de apoio de mães é a 10º medida para acreditação de um hospital amigo dos bebés e que espera que o das Caldas possa vir a sê-lo.
Durante o evento houve também uma mostra de artesanato da zona. Foram feitos objectos para o evento em tecido, madeira e também de joalharia,  em que foram feitas umas pequenas medalhas com os símbolos  da organização.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.