
A chuva não podia faltar porque faz parte da festa. Chegou uns dias antes, foi breve e de pouca intensidade na tarde de sábado, mas não prejudicou os festejos em honra de Nossa Senhora dos Mártires que decorreram nos dias 22 e 23 de Abril na Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Perth Amboy. O milagre repetiu-se, tal como aconteceu pela primeira vez há mais de três séculos quando esta padroeira vinda do mar chegou às arribas da Serra do Bouro (Caldas da Rainha), lugar que passou a ser designado por Fonte Santa.
E por mais que se concorde ou não com a lenda, o certo é que este fenómeno natural da chuva repete-se anualmente no dia da celebração ou nos dias muito próximos, pelo que a imagem de Nossa Senhora dos Mártires continua a ser venerada com a maior devoção tanto na freguesia onde é padroeira – Serra do Bouro – como na cidade de Perth Amboy, onde desde há 29 anos a comunidade portuguesa, sobretudo a comunidade caldense, lhe presta as devidas honras.
Como habitualmente, a festa foi iniciada na tarde de sábado com o serviço de cozinha em pleno na preparação dos petiscos tradicionais. Às 18h00 foi celebrada a missa da tarde após a qual a NRG Band iniciou o período musical. O Rancho Folclórico Barcuense deliciou a assistência com mais uma das suas excelentes exibições, e voltou-se à música para dançar com o já referido conjunto musical.
O domingo foi iniciado com a missa solene, celebrada pelo padre Adauto e concelebrada pelo padre Valdemar Latkowski. Com um dia de sol esplêndido, seguiu-se a procissão com todas as imagens da Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e com o acompanhamento musical da Banda da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, de Newark. O Duo Rotação deu início à sua actuação musical, e mais tarde voltou-se ao folclore com o Rancho Raízes de Portugal, também com uma excelente actuação, e de novo a música para dançar ainda pelo Duo Rotação
Um dos momentos mais importantes desta festa é a tradicional cerimónia da entrega da bandeira à comissão que a vai levar a efeito no próximo ano. O novo juiz é Joaquim Ventura, que vai liderar a maior comissão de sempre com cerca de quatro dezenas de membros.
No recinto não podiam faltar as deliciosas e genuínas cavacas das Caldas, nem as filhoses e outras espécies da doçaria caseira, assim como a sardinha assada, o frango de churrasco, o chouriço assado, as bifanas e outros petiscos.
A 30ª e próxima festa em honra de Nossa Senhora dos Mártires vai decorrer no dia 8 de Abril de 2018, como sempre no fim-de-semana a seguir à Páscoa, tal como acontece na Serra do Bouro.
Jack Martins































