
No dia 25 à tarde verificou-se a chegada dos Santos Padroeiros das zonas pastorais. Após a celebração da missa das 18h00, seguiu-se a procissão, que levou as várias imagens para a Capela de Santo Amaro. No dia seguinte (domingo) a missa dominical teve lugar no largo da festa, seguida de procissão que levou os padroeiros de Alfeizerão, Casal Pardo, Casal Velho, Macalhona e Vale de Maceira para a igreja paroquial. À tarde teve lugar o ponto forte destes festejos com o desfile das marchas, que voltou a reunir largas centenas de pessoas.
Este espectáculo abriu com um grupo de crianças do Jardim Infantil do Centro Social Paroquial, seguiu-se a marcha do Casal Pardo, que quis homenagear assim a jovem Isabel Rodrigues, que residia nesta terra e que faleceu há cerca de um ano. No meio da tanta alegria aconteceu um momento de alguma comoção, que deu origem a que os amigos não evitassem as lágrimas.
Este ano voltou a colaborar nesta marcha a fadista Vânia Conde. No fim da actuação os elementos do grupo distribuíram rosas pelo público. Foi um acto bonito e tocante, que sensibilizou a assistência.
Depois foi a vez da marcha de Alfeizerão desfilar, contando com três andores e os respectivos santos populares. Por fim exibiu-se a marcha da Macalhona.
O padre Joaquim Gonçalves e a presidente da junta, Natividade Marques voltaram a participar nesta festa, tendo sido os primeiros a pisar o recinto.
A finalizar subiram ao palco os “padrinhos” das marchas que manifestaram a sua satisfação por terem participado neste desfile. Toda a gente está de parabéns, como referiu Renato Inácio, que também é o presidente da Associação do Casal Pardo. Na ocasião foram oferecidas lembranças aos responsáveis das marchas e também às individualidades convidadas. No recinto esteve uma tenda que serviu refeições e tasquinhas do Casal Velho, Casal Pardo, Macalhona e grupo de jovens, que venderam filhós, diversos bolos caseiros e bebidas.
T. Antunes






























