
As festas em honra de S. João Batista, padroeiro da paróquia de Alfeizerão realizadas nos dias 22 e 23 de Junho voltaram a ter enorme sucesso. No sábado, ao fim da tarde, registou-se a chegada das imagens e bandeiras dos santos das diferentes localidades da freguesia e após a missa das 18 horas saiu a procissão para a capela de Santo Amaro.
No dia seguinte foi celebrada missa campal no largo 1º de Maio pelo Padre Joaquim Gonçalves. Seguiu-se a procissão com todas as imagens da paróquia, que percorreu as principais ruas da vila.
Cumprido o programa religioso e a exemplo do que já vem acontecendo há 6 anos, teve lugar pelas 17 horas a tarde cultural contando como ponto forte o desfile das Marchas Populares, que voltou a juntar grande multidão.
Este espectáculo abriu com um grupo de crianças do Centro Social Paroquial; seguiu-se a entrada dos idosos do Centro Comunitário Pastoral José Nazário.
Depois foi a vez de desfilar a marcha da Macalhona, que apresentou uma cena ligada ao tema ”A Ceifa”. Assim, a meio da sua actuação entrou no recinto uma carroça com molhos de trigo, tendo sido recreada a sua debulha. Este cenário foi bem conseguido e bastante apreciado.
Seguiram-se as Marchas do Casal Velho e Casal Pardo com arcos muito vistosos devido ao seu colorido. Por fim apareceu a Marcha de Alfeizerão com o tema “Cinema Português”. Com efeito, a determinada altura foi apresentada uma cena do filme “Canção de Lisboa” com um diálogo entre Vasco Santana e Beatriz Costa através de gravação, do filme que foi interpretado por Nuno Neves e Licínia Neves, acto que foi muito aplaudido pelo público.
O Padre Joaquim Gonçalves e a presidente da Junta, Natividade Marques participaram de novo nesta festa, tendo sido os primeiros a pisar o recinto. Na parte final foram distribuídas aos padrinhos das marchas uma pequena medalha comemorativa do evento. Na altura o Padre Joaquim Gonçalves elogiou o trabalho e a generosidade das pessoas que proporcionaram duas horas de alegria e divertimento. O presidente da Câmara, Paulo Inácio que esteve presente, gostou do que viu e afirmou: “O facto de Alfeizerão realizar este género de espectáculo fez renascer em Alcobaça a tradição dos Santos Populares que estava perdida”. Assim convidou as marchas que tinham acabado de actuar a deslocarem-se a Alcobaça no dia de S. Pedro o que veio a acontecer.
A apresentação deste evento esteve a cargo do Diogo Amaro e da Maria Moutinho. Dany Music colaborou na parte musical.
T. Antunes































