Festa de Natal estreia novas instalações da Santa Casa da Misericórdia

0
593

MisericordiaMomentos de poesia, dança, música, canto e abraços juntaram os técnicos, colaboradores e utentes da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha na Festa de Natal, que se realizou na tarde de domingo, 14 de Dezembro.
A festa ficou também marcada com a inauguração da sala de convívio, integrada na obra de ampliação daquela instituição.
“Foi uma prenda de Natal do empreiteiro e da fiscalização”, disse o provedor da Santa Casa da Misericórdia caldense, Lalanda Ribeiro, referindo-se ao facto da obra ter sido acabada na sexta-feira passada, permitindo aos colaboradores fazer a decoração e os preparativos para o convívio de Natal, agora com mais espaço.
O responsável desta instituição lembrou que o espaço da sala de convívio era pequeno e que as pessoas já estavam a “sofrer” há mais de um ano sem conseguir ver a rua, com as paredes tapadas devido à obra. “Agora, as pessoas que estão nestas salas de estar já podem ir até à janela ver a vista, que dá para a Estrada da Foz”, disse.
A restante obra deverá estar terminada em Março, passando a albergar o centro de acolhimento, que actualmente funciona num prédio na Praça 5 de Outubro. Nessa altura, “se tivermos dinheiro poderemos equipar o espaço, senão teremos que utilizar material já usado”, disse, aproveitando a época natalícia para apelar à solidariedade. “Gostávamos que houvesse uma ajuda por parte da comunidade”, pediu Lalanda Ribeiro.
Actualmente a Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha emprega 120 funcionários nas suas várias valências. O lar de idosos conta com 67 utentes, a Casa de Repouso tem 18 idosos, enquanto que o Lar de Infância e Juventude alberga 14 meninas e o Centro de Acolhimento Temporário 14 crianças. O jardim-de-infância é frequentado por 75 crianças e a Loja Social presta apoio a mais de 200 pessoas.
Esta instituição possui ainda a Cantina Social, que actualmente fornece 160 refeições diárias.
Para breve está previsto o início de uma nova valência, a funcionar no centro de recursos comunitário (instalado no ex-pólo da Universidade Católica), e que consiste no atendimento e encaminhamento imediato de pessoas necessitadas. “No fundo, iremos fazer o mesmo que a Segurança Social já faz”, explicou Lalanda Ribeiro, acrescentando que este projecto está em desenvolvimento porque aquele organismo está com algumas dificuldades de pessoal e não consegue dar resposta a todas as necessidades.
A Santa Casa será a única instituição no distrito a desenvolver este projecto e irá abarcar não apenas o concelho caldense, mas também os de Óbidos, Bombarral e o sul de Alcobaça.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

- publicidade -