Raquel Coelho da Silva, do Cadaval, foi eleita a Rainha das Adiafas 2010, durante uma cerimónia que teve lugar na noite de abertura da Festa das Adiafas e Festival Nacional do Vinho Leve.
A nona edição deste certame, que decorreu de 16 a 24 de Outubro, contou com um programa recheado de gastronomia típica, exposições, espectáculos e actividades equestres.
No desfile para eleição da Rainha das Adiafas desfilaram 13 jovens oriundas da região, sendo que a maior parte provenientes do concelho do Cadaval.
A nova Rainha das Adiafas foi premiada com um cruzeiro no Douro, oferecido por Almeida Viagens e um cheque no valor de 150 euros, uma oferta da firma Duarte & Bernardino.
Raquel Coelho irá representar o Cadaval, no próximo ano, no concurso Rainha das Vindimas de Portugal, um evento organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho.
Sara Fonseca, da Murteira (Cadaval), foi eleita 1ª Dama de Honor e Adriana Cruz, do Barrocalvo (Bombarral) como 2ª Dama de Honor.
Todas as candidatas escolheram Sandra André, do Vilar (Cadaval), como Miss Simpatia. A Miss Fotogenia foi Natacha Oneil, da Vermelha (Cadaval).
Livro de receitas com iguarias do concelho
Em relação à gastronomia, para além dos pratos, petiscos e doces confeccionados e servidos por sete restaurantes e cinco tasquinhas concelhios, a Câmara do Cadaval lançou este ano um livro de receitas com a compilação de algumas das iguarias confeccionadas nestes certames.
O pavilhão de actividades económicas acolheu cerca de 30 expositores da região e no espaço consagrado ao festival vinícola estiveram representadas as adegas cooperativas de Arruda dos Vinhos, Cadaval, Dois Portos, Labrugeira, S. Mamede da Ventosa, Vermelha e Companhia Agrícola do Sanguinhal.
As actividades equestres estiveram em evidência no último fim-de-semana do certame, destacando-se o espectáculo equestre nocturno “A alegria da Adiafa”, na noite 23 de Outubro, e um desfile equestre pelas ruas da vila do Cadaval, na tarde seguinte, o qual reuniu perto de 40 participantes da região, entre cavaleiros e charretes. O recinto das actividades equestres acolheu ainda, na noite de sexta-feira, uma típica vacada.
O “V Passeio Turístico Todo-o-Terreno – Rota dos Vinhos do Oeste”, organizado pelo Montejunto Rally Clube, teve lugar a 24 de Outubro e juntou 120 participantes, de diversos pontos do país. O passeio partiu da Adega Cooperativa do Cadaval, rumando depois à Quinta do Gradil, tendo, seguidamente, percorrido adegas e quintas do concelho de Alenquer, e regressado ao Cadaval, onde os participantes foram recebidos com um jantar-convívio na Festa das Adiafas.
A nível musical destaque para a música popular e tradicional portuguesa, para além de serão de fados, o encontro de ranchos folclóricos, as actuações de rock e de música ligeira.
No dia 16 houve também um debate sobre a produção biológica, a promoção e defesa dos produtos tradicionais e dos processos de fabrico artesanais e a importância do vinho na gastronomia e na saúde (desde que consumido de forma regrada).
No dia de abertura, a 14 de Outubro, houve lugar também para uma recriação histórica alusiva ao o Centenário da República, encenada pela Companhia de Teatro “Viv’arte”.






























