Exibição de filmes, refeições, exposições, ateliers de serigrafia e de pastelaria são algumas das actividades da Semana da Francofonia que, por causa do Coronavirús, foi suspensa e aguarda nova data.
A Festa da Francofonia, que decorre em várias cidades do país, foi apresentada nas Caldas mas foi suspensa. Esta é uma actividade que decorre pelo mundo inteiro há mais de 50 anos e nas Caldas da Rainha há, pelo menos, 14 anos. “Temos um dos melhores e mais extensos programas desta Festa da Francofonia no país”, disse Maria do Carmo Brandão, a responsável pela Alliance Française que se aliou à ESAD e à Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) para realizar um programa de eventos que vão salientar a língua e a cultura francesas. A abertura decorrerá na EHTO, com um cocktail de boas-vindas e um espectáculo que terá momentos ligados à francofonia que serão apresentados por alunos daquela escola.
“Durante três dias vamos realizar refeições francófonas que serão preparadas pelos nossos professores e alunos”, disse Daniel Pinto, acrescentando que, no pólo de Óbidos vai decorrer um atelier aberto dedicado à pastelaria francesa, que se vai realizar em data a anunciar.
Maria do Carmo Brandão disse que os alunos da EHTO farão uma sessão de esclarecimento sobre o exame Delf Scolaire, que certifica qual o nível que os estudantes possuem em relação ao Francês.
Filme e Serigrafia na ESAD
Na apresentação, João Mateus, sub-director da ESAD, deu a conhecer que se vai realizar um atelier de serigrafia com motivos francófonos que poderá incluir 10 participantes. O evento será seguido pela exibição do filme “Le Poulain”, de Mathieu Sapin no auditório da escola de artes. Posteriormente decorrerá a abertura da exposição dos trabalhos que os participantes realizaram com Vera Gonçalves. “Colaboramos com o desenvolvimento desta iniciativa e como se trata de um evento para a cidade, a ESAD está sempre pronta a colaborar”, referiu o docente. Por outro lado, da Semana da Francofonia ainda fará parte a inauguração de uma exposição de pintura da belga Claude Lavalle sobre as fábulas de La Fontaine que será acolhida nas instalações caldenses da Alliance Française, situadas na Rua Miguel Bombarda. A mostra será seguida por uma tertúlia que está a ser organizada por Joelle Pouplier e Nadine De Chief que pertencem ao grupo Amigos da Costa de Prata. O evento vai fechar com a realização de um almoço francófono no Restaurante Sabores de Itália. A Semana da Francofonia de 2020 nas Caldas será encerrada com a realização de um jogo de petanca que se vai realizar no Parque D. Carlos I.






























