O Dia Mundial da Árvore será assinalado, nos dias 21 e 22 de março, com a Festa da Árvore 2025. O evento decorrerá no Parque Urbano das Águas Santas (junto ao Cencal), com dois dias dedicados à valorização das árvores, da floresta e da biodiversidade. Serão dinamizados 24 ateliers lúdico-artísticos, promovida a preservação de insetos polinizadores, inauguradas placas informativas sobre temáticas ambientais e haverá bancas expositivas e animação de rua.
No dia 22, pelas 15h30, será lançada a “Rota das 25 árvores emblemáticas em 2025”. Tendo por base os exemplares arbóreos incluídos no Inventário do Arvoredo Urbano, foram selecionadas 25 árvores emblemáticas de todo o concelho, com base em critérios como a raridade, a idade, o porte ou a beleza. Estes exemplares foram fotografados, identificados no local com uma placa e constarão de um folheto que será disponibilizado à comunidade em versão física e digital.
De forma a promover a leitura e a literacia ambiental sobre floresta autóctone serão distribuídos 300 exemplares do livro infantil “Tomé, o Gaio semeador” nas escolas do ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico e outras instituições do concelho. O livro será também abordado na hora do conto, nas escolas, por técnicas da Biblioteca Municipal e da Unidade de Educação do Município, entre 17 e 25 de março.
No Dia da Árvore decorrem várias ações de arborização e reflorestação. No entanto, de acordo com o ICNF e a Ordem dos Biólogos, a primavera não é a época ideal para plantar, pelo que vêm sendo substituídas por outras iniciativas, sobretudo de sensibilização ambiental.































