Ferrel recebeu louvor da Assembleia da República pela sua luta contra o nuclear

0
1674
Uma das manifestações em Ferrel contra a central nuclear nos anos 70

A concessão da marca de “Capital da Luta Contra o Nuclear” à freguesia de Ferrel foi alvo de um voto de louvor (por iniciativa do PS), aprovado por unanimidade na Assembleia da República, a 1 de Fevereiro.
No voto, cujo primeiro subscritor foi o deputado socialista de Leiria, António Sales, lê-se que “esta luta efetiva contra a opção pela energia nuclear é um legado histórico e um marco incontestável na memória coletiva deste povo” e salienta o papel deste episódio na vanguarda dos movimentos ambientalistas e no despertar da consciência ecológica na sociedade portuguesa da época.
Em 1976 travou-se naquela localidade do concelho de Peniche uma luta popular contra a instalação de uma central nuclear na Almagreira.
A distinção como capital nacional da luta antinuclear é um passo dado na alavancagem do desenvolvimento da terra com base nesse episódio. Além dos benefícios económicos que podem ser gerados pelo uso da História como motor de desenvolvimento, representa um contributo para a perpetuação da memória e para uma maior consciencialização, passando uma mensagem às gerações mais novas: que vale a pena lutar pelas causas em que se acredita.

- publicidade -