
Se já é pouco comum encontrar um Ferrari estacionado nas Caldas da Rainha, imagine a probabilidade de dar de caras com 14 exemplares desta marca de automóveis, conhecida pelo seu famoso cavalo.

Foi exactamente o que aconteceu no dia 6 de Setembro, quando o clube Amicale du Cheval Cabré passou pelas Caldas da Rainha e fez uma paragem para almoçar no restaurante Sabores d’Itália, estacionando os luxuosos carros em plena Praça 5 de Outubro.
Cerca de 30 membros do clube, que é formado maioritariamente por suíços (mas também por italianos e portugueses), vieram comemorar o seu 10º aniversário a Portugal. A rota começou em Lisboa e seguiu para o Guincho, depois para Óbidos e Caldas da Rainha. Os Ferraris continuaram para Figueira da Foz, Santa Maria da Feira, Porto, Braga, Fafe e o passeio estava previsto terminar hoje em Bragança. O voo de volta para a Suiça será apanhado no domingo e os carros transportados em dois camiões que têm acompanhado os Ferraris durante a viagem.
A paragem nas Caldas da Rainha proporcionou-se graças à amizade de longa data entre um dos elementos do clube, Florian Buso, e o proprietário do restaurante Sabores D’Itália, Norberto Marcelino.
À Gazeta das Caldas, a portuguesa Augusta Matthey, uma das organizadoras do passeio, disse que a maioria dos membros deste grupo não conhecia Portugal, mas que “estão encantados, principalmente com Óbidos, que descrevem como um lugar único, sem igual, no mundo”.
O clube Amicale du Cheval Cabré foi criado em 2006 por quatro amigos, cada um deles com um Ferrari, que partilhavam o desejo de organizar saídas de grupo com os carros. Passados 10 anos, o clube conta com 85 elementos e realiza regularmente viagens a França e Itália. Está apenas autorizada a entrada às marcas Ferrari e Maserati.
Potência e beleza são as duas principais qualidades que Augusta Matthey encontra nestes automóveis, assegurando que são como “bebés” para quem os compra. “Andamos sempre com um paninho atrás para limpá-los e deixá-los o mais brilhantes possível”, contou.
A paragem nas Caldas da Rainha, que durou cerca de três horas, foi tempo suficiente para que muitos curiosos e apreciadores de carros tirassem fotografias junto aos vários modelos (como o 360 Challenge Stradale, o 360 Modena, o Speciale, o Speciale Aperta, o Mondial, o California e o F430).
A maioria das pessoas foi surpreendida com a presença dos Ferrari, mas rapidamente se espalhou a mensagem e até houve quem telefonasse a amigos para ali darem um salto, garantindo-lhes que valia pena. Alguns dos funcionários do Sabores D’Itália tiveram mesmo a oportunidade de dar uma volta nos luxuosos automóveis.
“Nós ficamos muito contentes que as pessoas gostem e não nos importamos nada que tirem fotos e apreciem os carros. Pelo contrário, se tivermos tempo até as convidamos a entrarem nos Ferrari e damos uma pequena volta com elas”, sublinhou Augusta Matthey.
A vinda a terras lusas foi preparada ao detalhe, tanto que foram feitos bonés vermelhos personalizados com as bandeiras de Portugal e da Suíça e cada um dos elementos do grupo vestia um pólo da mesma cor que o seu carro. Havia o clássico vermelho Ferrari, mas também modelos amarelos, brancos, azuis e cinzentos.































