O presidente da Câmara das Caldas, Fernando Costa, foi convidado para participar nas cerimónias comemorativas do 10 de Junho em Newark (New Jersey), onde esteve entre os dias 9 e 12 de Junho. Este ano foi o único autarca português a ser convidado pela organização, que é dirigida pelo luso-americano Augusto Amador, vereador da Câmara de Newark, e conta com a colaboração da união das associações portuguesas do estado de New Jersey.
Na cerimónia oficial, que contou com a presença de diversas entidades portuguesas e associações, foi destacada a distinção que o município fez, a 15 de Maio, ao juiz luso-americano originário da freguesia de Tornada, Sebastião Pereira. No dia seguinte foi-lhe entregue a medalha de prata, num encontro que reuniu diversos caldenses.
No dia 12 de Junho houve um desfile das várias associações culturais e recreativas e clubes, num total de cerca de cinco mil pessoas.
No discurso que foi convidado a proferir, Fernando Costa focou a necessidade dos emigrantes participarem na vida política americana e também portuguesa. “Cada vez há mais portugueses na vida pública americana e a comunidade vai ganhando mais importância”, destacou à Gazeta das Caldas.
Esta é a segunda vez que o autarca participa nas comemorações do Dia de Portugal organizadas pela comunidade emigrante em Newark. Fernando Costa explicou que a sua presença está relacionada com o dinamismo da Associação Regional Caldense, com as suas visitas frequentes áquela cidade e também pelo facto da revista “Encontro”, que normalmente é publicada por alturas destas comemorações, ter dedicado seis das suas páginas ao concelho das Caldas.
Os emigrantes assistiram às comemorações nacionais, que este ano tiveram lugar em Castelo Branco, e não terão gostado particularmente das palavras proferidas pelo Presidente da República. “Sentiram-se irritados com o pedido de apoio aos emigrantes, quando o Estado tem retirado o apoio às escolas portuguesas”, contou Fernando Costa.
O autarca acrescentou ainda que os emigrantes dizem que “sentiram pouco empenhamento do governo português nestas comemorações”.
Durante estes dias que esteve em Newark o autarca caldense teve também conversações com a Protecção Civil para tentar arranjar uma auto-escada de 40 metros, que tem um custo aproximado de 500 mil dólares.






























