
O ex-presidente da Câmara das Caldas terá à sua responsabilidade todos os assuntos judiciais da autarquia e quer tentar “economizar muitos milhares de euros à Câmara”. Este pelouro não implicará a sua permanência a tempo inteiro na Câmara, tendo Fernando Costa optado por ficar sem remuneração “por enquanto”, pois ainda existe a possibilidade de ser o representante deste município na administração da ValorSul, a empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos produzidos nos municípios da Grande Lisboa e do Oeste. Para já, diz, ainda não há nenhuma certeza pois a empresa encontra-se em processo de reestruturação e possível privatização.
Em declarações à Gazeta das Caldas, Fernando Costa garantiu que iria exercer o cargo de vereador sem pelouros e que, com esta coligação, irá lutar pela “transparência na Câmara e combate a todo o tipo de corrupção que eventualmente exista, como tenho a certeza que o senhor presidente quer”, disse, referindo-se a Bernardino Soares. O autarca tece os maiores elogios aquele novel autarca comunista, caracterizando-o como um homem sério, de boa vontade e honesto intelectualmente.
O ex presidente da Câmara das Caldas diz que esta coligação em Loures “faz todo o sentido” pois perante a vontade expressa pelos eleitores de mudança, e sem que a CDU tenha conseguido a maioria absoluta, “tínhamos a obrigação de viabilizar a Câmara”.
Nos últimos dias, nas redes sociais, o exemplo da coligação CDU/PSD em Loures tem sido muito comentada, sendo para uns contranatura e para outros uma relação democrática normal.
Fernando Costa diz que em Loures os programas eleitorais mais parecidos foram os do PSD e da CDU, gracejando que esta “copiou grande parte” das suas propostas, com medidas como o rigor na gestão do município, legalização dos bairros ilegais e a diminuição dos impostos municipais.
O PSD já esteve coligado com a CDU por duas vezes no passado naquela Câmara. Desta vez, originalmente coligado com o Movimento Partido da Terra e o Partido Popular Monárquico, deverá ainda assumir os pelouros as áreas do Turismo, Polícia Municipal, coordenação do Contrato Local de Segurança e serviços do veterinário municipal, através do vereador social-democrata e geógrafo Nuno Botelho.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

































