A edição deste ano da Frutos – Feira Nacional de Hortofruticultura das Caldas da Rainha, que vai decorrer entre 16 e 25 de Agosto, aposta na adopção de estilos de vida saudável, com enfoque no consumo da fruta e novas tendências de hábitos alimentares. A vertente técnico-científica será alargada, com conferências dedicadas ao sector agrícola durante todo o ano.
A sustentabilidade é outra das metas do evento, com a tentativa de minimização do impacto ambiental no Parque através da redução de espaços na área de relvado e da própria pegada ecológica do evento. Um dos problemas detectados foi a utilização do plástico nas embalagens, facto que levou a organização a convidar a ESAD para conceber, durante o próximo ano lectivo, embalagens em papel para o sector agrícola e também para a própria feira. Estas deverão ser utilizadas no certame de 2020.
A organização pretende também manter a classificação de eco-evento. Para isso serão colocados ecopontos no recinto da feira, permitindo efectuar a separação de resíduos, e serão dinamizadas actividades de sensibilização ambiental. Os visitantes também poderão recorrer ao eco-copo, um copo que pode ser reutilizável, assim como a cinzeiros portáteis.
Quem optar por adquirir o bilhete electrónico será premiado com uma eco-box, ou seja, uma caixa com uma semente para levar para casa.
No que respeita à animação, haverá concertos com Jorge Palma, Bárbara Bandeira, André Sardet, a Banda Comércio e Indústria com Ana Bacalhau, Tatanka, Wet Bed Gang, João Pedro Pais, Blaya, Raquel Tavares e Rui Veloso.
O programa contempla também workshops dedicados ao público que visita a feira e dedicados à reciclagem ou à preservação da biodiversidade e sustentabilidade.
Para os profissionais do sector, está prevista uma conferencia sobre agricultura familiar durante o mês de Julho.
“Este ano pretendemos que a feira decorra durante o ano todo com os encontros técnicos”, explicou o vereador Hugo Oliveira, acrescentando que será o próprio sector agrícola a indicar os assuntos que querem ver discutidos.
Na Festa da Fruta haverá também showcookings, que contarão com a presença de algumas figuras públicas para cozinhar os produtos hortofrutícolas, assim como um espaço de artesanato e de restauração, bares e street food. O serviço de estafetas também continuará a funcionar nesta edição, assim como a possibilidade dos visitantes usufruírem de quatro horas de estacionamento gratuito nos parques da cidade.
Pelo recinto estarão dispostos cerca de 120 expositores com mostra e venda de produtos hortofrutícolas, maquinaria e comércio. A zona do Parque das Bicicletas voltará a acolher a recriação do tabuleiro da Praça da Fruta.
A Frutos tem um orçamento de 450 mil euros e a autarquia espera que o certame possa atrair cerca de 100 mil pessoas, à semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores.
Os bilhetes diários têm um custo de cinco euros, ou de quatro euros nos dias 19 e 20 de Agosto. O passe geral tem um custo de 12 euros se for comprado até 31 de Julho e aumenta para 20 euros no mês de Agosto.
Feira dos Frutos quer associar-se ao estilo de vida saudável
- publicidade -






























