A Feira do Idoso e exposições e encenações alusivas ao centenário da República marcaram as celebrações do 96º aniversário do município do Bombarral, que se assinala a 29 de Junho.
O programa comemorativo teve início a 26 de Junho com a inauguração da 4ª Feira do Idoso.
Durante dois dias quem visitou o Palácio Gorjão, no Bombarral, treve oportunidade de apreciar e adquirir os trabalhos executados pelos idosos que frequentam as várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) do concelho, mas também deliciar-se com as apetitosas iguarias disponíveis no espaço dos “petiscos”.
Este espaço esteve a cargo das associações de solidariedade dos Baraçais e do Pó, da Comissão de Melhoramentos da Columbeira, do Grupo Sócio-caritativo do Cintrão, da Santa Casa da Misericórdia do Bombarral, dos alunos do Curso de Turismo Ambiental e Rural da Escola Básica e Secundária do Bombarral e dos “Licores D’Amélia”.
O “Circuito de Saúde” foi a área de maior sucesso, tendo os visitantes aproveitado a oportunidade para ver a tensão, as diabetes, o colesterol ou medir a sua massa corporal. Integraram o circuito a Vision West, o Ginásio Equilíbrio, o Hospital Casimiro da Silva Marques, a Farmácia Miguel e o Centro de Saúde do Bombarral. No certame esteve também presente a Acústica Médica.
Ainda em relação aos expositores, além das já referidas instituições, marcaram também presença no certame os lares de idosos da Delgada, da Portela, da Columbeira e do Centro Social e Paroquial do Bombarral, a Associação Ligar à Vida, o Inatel, O Metalúrgico, a GNR e a Glamour Viagens.
Quanto à animação, no primeiro dia o programa incluiu um concerto da banda da Sociedade Filarmónica Carvalhense, a actuação do Rancho Folclórico “Fazendeiros” de Gamelas, o concerto do Coro dos professores da Escola Básica e Secundária do Bombarral e um espectáculo com os acordeonistas Teresa e Rodrigo Maurício.
No dia seguinte, os visitantes foram convidados a participar numa aula de ginástica levada a cabo pelo Ginásio Equilíbrio, seguindo-se a actuação do Grupo Etnográfico Danças e Cantares “Belo Horizonte” do Salgueiro.
Terminada a prestação do rancho folclórico bombarralense, o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Vieira, procedeu ao sorteio da instituição para quem reverteram os lucros obtidos durante o certame pelos alunos do Curso de Turismo Ambiental e Rural da Escola Básica e Secundária do Bombarral, tendo a sorte acabado por sorrir ao Centro Social e Paroquial do Bombarral.
O encerramento do certame pertenceu ao grupo de teatro do projecto municipal “Universitários 50+”, com a apresentação da peça “Baile de Beneficência”.
As comemorações integraram ainda a exibição, em colaboração com a Junta de Freguesia do Carvalhal, da exposição fotográfica “100 Memórias da República” e dos “Trabalhos Escolares do Centenário” do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, que estiveram patentes no Salão da Sociedade Filarmónica Carvalhense.
No dia 27 realizou-se ainda neste espaço a apresentação de duas encenações alusivas à implantação da República, levadas a cabo pelo grupo de teatro amador “Os Lendários” da Delgada.
Integrado nas Festas da Vila, actividade organizada pelo Sport Cube Escolar Bombarralense, na véspera do Feriado Municipal, os bombarralenses puderam assistir ao concerto da banda Função Públika e também ao fogo de artifício.
No dia 29 de Junho, as comemorações iniciaram-se pelas 10h00 com o hastear das bandeiras do município e de Portugal, seguindo-se a sessão solene da Assembleia Municipal.
Os presentes tiveram de seguida oportunidade de assistir, no átrio do edifício dos Paços do Município, à encenação designada “Reunião Clandestina dos republicanos bombarralenses”.
As comemorações do 96º aniversário do concelho do Bombarral continuaram na Mata Municipal com um almoço convívio aberto a toda a população.
O programa comemorativo incluiu ainda uma missa em honra de São Paulo e São Pedro, seguido de uma procissão em honra de São Marçal, actividade organizada pelos Bombeiros Voluntários do Bombarral que teve lugar ao final da tarde do dia 29.
Teatro recupera a memória republicana bombarralense
A sede da Junta de Freguesia do Pó é o próximo destino do périplo das exposições “100 Memórias da República” e “Trabalhos Escolares do Centenário” pelo concelho do Bombarral.
As duas mostras são o produto de uma parceria entre a autarquia e o Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, ficando patentes naquele local até 10 de Agosto.
Integrado nesta parceria, o Grupo de Teatro Amador da Delgada “Os Lendários” apresentará na tarde deste domingo, a partir das 18h00, dois apontamentos cénicos relativos ao tema das exposições.
No primeiro apontamento, designado como “Reunião Clandestina dos republicanos bombarralenses”, a encenação relata a reunião clandestina em que os responsáveis republicanos do Bombarral elaboram um plano para ajudar as forças revolucionárias em Lisboa.
Em “A República, no testemunho dos avós” fala-se sobre um “confronto amistoso de gerações”, em que avós e netos, representando o passado e o futuro, abordam, em ambiente familiar e divertido, as envolvências que levaram à Proclamação da República em 1910.
As duas encenações são precedidas de uma explanação dos antecedentes locais que se viveram antes da Implantação da República.
As exposições e apontamentos cénicos prosseguirão o seu roteiro pelas restantes freguesias do município até Outubro.































