Feira de trocas e doações promoveu sustentabilidade

0
625
Iniciativa atraiu muita gente ao longo da manhã de sábado

Primeira edição da iniciativa decorreu na manhã do passado sábado, dia 14 de junho, no topo da Praça da Fruta

A primeira Feira de Trocas e Doações organizada pela associação ambiental Ágora nas Caldas atraiu dezenas de pessoas.

A iniciativa, que decorreu na manhã do passado sábado, no topo da Praça da Fruta, teve o condão de, mais do que responder às necessidades mais urgentes, sensibilizar para o impacto e para a necessidade de mudança no que aos hábitos têxteis diz respeito.
Susana Simplício, que é voluntária na associação, disse que “correu muito bem, com muita gente a deixar coisas para doar e também muita gente a levar as coisas, porque percebem que existe de facto um excesso de roupa e interessa reutilizar”.

- publicidade -

Esta “não é só uma ação social, é também ambiental”, com o objetivo de que as pessoas sejam sensibilizadas para a temática, daí que tenham desenvolvido e apresentado uma exposição informativa, que dá a conhecer, por exemplo, que são produzidas 100 bilhões de peças de vestuário por ano e que a produção aumentou 400% em 20 anos, que são utilizados 5 triliões de litros de água pela indústria da moda anualmente ou que cada peça de roupa é utilizada, em média, apenas sete vezes antes de ser descartada.

A exposição dava ainda conselhos e alternativas, como comprar menos, mas com melhor qualidade, procurar marcas sustentáveis, tentar reutilizar ou reciclar, entre outros.

“Há um excesso de consumo e de fabrico e isto tem um impacto muito forte nas nossas vidas, na nossa saúde, no ambiente… Isto tem que se tornar mais presente nas nossas vidas e temos que ser mais responsáveis pelo que fazemos e consumimos”, apontou Susana Simplício.

Em relação a futuras edições, desta iniciativa, ainda não tinham previsto, mas “gostaríamos muito de a voltar a fazer”, notando que são necessários mais recursos humanos e apelando a que mais voluntários se juntem à associação.

O evento contou com voluntários da Ágora, do grupo informal Expand, dos Ecojovens e do Gabinete da Juventude, entre outros.

Foram doados quase 192 quilos de roupa e foram levados para reutilizar por quem passou pela feira quase 80 quilos.

- publicidade -