Famílias vítimas de violência é tema em debate no Cadaval

0
516

“Famílias Vítimas de Violência” é o tema do sexto encontro das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens do Oeste, que decorre hoje, 25 de Março, a partir das 9h30, no auditório dos bombeiros do Cadaval.
O colóquio é dirigido a técnicos e professores, mas está aberto a todo o público que previamente se tenha inscrito.
Há seis anos consecutivos que este encontro se realiza na região, cabendo este ano a organização e acolhimento ao concelho do Cadaval.
O principal objectivo é partilhar experiências e discutir as situações mais preocupantes em cada um dos 13 concelhos participantes.

Segundo Vanda Laura, presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens do Cadaval (CPCJC), em relação a este concelho “o que é mais gritante é a violência infantil e a violência doméstica”.
Segundo a responsável, o que predominava nos anos anteriores era o abandono escolar “que neste momento existe, mas em menor número”.
É por causa desta realidade que neste colóquio se pretende sensibilizar técnicos e professores para a prevenção da violência nas suas mais diversas formas, entre elas a do “bullying” nas escolas.
Vanda Laura refere ainda que outra problemática identificada pela comissão tem a ver com o aumento do desemprego, por causa do qual existem “muitas crianças a ficar em situação de perigo”. A comissão tem estado também atenta a questões como a prostituição e a toxicodependência.
Desde o início do ano, a CPCJ do Cadaval trabalhou já um total de 51 processos.
Vanda Laura salienta que tem havido naquele concelho uma cooperação muito estreita entre a comissão e a escola (nomeadamente com os directores de turma), que é a “entidade de primeira linha de intervenção no que toca às situações sinalizadas”.
Na sessão de abertura do encontro, às 10h00, estarão presentes diversas personalidades, entre elas, o presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, Armando Leandro, e o presidente da Câmara do Cadaval, Aristides Sécio.
Pelas 10h45 terá início o primeiro painel, com o tema “O Crime de Violência Doméstica e Enquadramento Legal”, por Catarina Carvalho, procuradora adjunta do Ministério Público do Cadaval.
“O Impacto da Violência Conjugal na Criança” é a temática do segundo painel, conduzido por Alexandra Seabra, psicóloga clínica que integra o grupo que trabalha a violência doméstica e infantil no hospital de Torres Vedras.
Pelas 14h00 decorre o painel “Filhos da Violência: Que Perspectivas”, por José Pires, ex-embaixador da Holanda na ONU, país onde o orador desenvolveu projectos inovadores com crianças refugiadas e com mães.
Às 15h00 realiza-se a apresentação do projecto “Escola de Pais”, pelos docentes Jorge Guerreiro e Graça Branco, seguida do projecto de Gabinete de Apoio ao Aluno (parceria com a CPCJ Cadaval), pela dupla de professores Miguel Oliveira e Carlos Santos.
Meia-hora depois está prevista a apresentação do projecto de intervenção social “CADA 1 VAL+”, por Ana Magueijo, assistente social e terapeuta familiar ao serviço da edilidade cadavalense.
A fechar o encontro, pelas 16h00, actuarão o Grupo de Cavaquinhos e o Grupo de Dança do Agrupamento de Escolas do Cadaval.

- publicidade -

 

- publicidade -