Os hotéis Rio do Prado (Óbidos) e Areias do Seixo (Torres Vedras) foram distinguidos com a Chave de Ouro do Guia Boa Cama Boa Mesa 2015 do Expresso. A par destas unidades de alojamento foram também destacadas várias outras na região, bem como restaurantes, que conquistaram as equipas de jornalistas do semanário com a sua qualidade, variedade e inovação.
O Hotel Rio do Prado, situado no Arelho, junto à Lagoa de Óbidos, voltou a ser distinguido com a Chave de Ouro pelo guia Boa Cama Boa Mesa 2015, do Expresso. Esta distinção torna-o, de acordo com esta publicação, o melhor do distrito de Leiria, depois de em 2013 ter sido classificado o melhor a nível nacional, com a Chave de Platina.
“Sempre em constante evolução, este é um hotel onde a modernidade significa turismo sustentável”, refere a publicação, acrescentando que a dupla responsável pelo hotel “todos os anos consegue surpreender mais um pouco os muitos clientes que procuram aquele espaço pelo requinte, natureza e simplicidade elegante”.
O Expresso revela ainda que serão construídos mais cinco quartos, passando a unidade hoteleira a possuir 20 quartos, e que o restaurante Maria Batata agora é especializado em pratos de petisco.
Também considerado Chave de Ouro foi o Areias do Seixo Charm Hotel, na Mexilhoeira (Torres Vedras), cujo restaurante tem agora na equipa Leonardo Pereira, que trabalhava no NOMA (Dinamarca), um dos restaurantes melhor considerados pelo Guia Michelin. O Expresso revela ainda que o hotel tem-se renovado, dando nota do aumento de alojamentos, e destaca a vertente ambiental, “visível na decoração, nos materiais e também nas estruturas apoiadas em sistemas ecológicos de aquecimento das águas e climatização”.
Entre os melhores alojamentos distinguidos na região figuram ainda o Sana Silver Coast Hotel, das Caldas da Rainha, a Pousada do Castelo de Óbidos e o Praia d’el Rey Marriott Golf&Beach Resort. Destaque também para o Real Abadia Congress & Spa Hotel e o Your Hotel & Spa, ambos de Alcobaça e o Hotel Miramar Sul, da Nazaré.
A novidade é o Evolutee Hotel, do empreendimento Royal Óbidos (junto ao Bom Sucesso), onde “logo à entrada o enorme pé direito e decoração quase barroca são fortemente impactantes” e “quase que deixam o queixo caído”, refere o guia. É dado destaque ao design “arrojado e inovador” da decoração de Philippe Starck e John Hitchcox e na imponência das áreas comuns.
No concelho do Cadaval foi distinguido o empreendimento Artvilla-Casas de Campo (Vilar) e no de Torres Vedras o Dolce CampoReal Lisbon (Turcifal) e o Ô Hotel Golf Mar (Porto Novo).
Muita e variada “Boa Mesa” na região
O restaurante Areias do Seixo, localizado na Mexilhoeira (Torres Vedras) foi distinguido com o Garfo de Ouro. “Leonardo Pereira eleva a fasquia da gastronomia nacional”, refere o Expresso, destacando que este chefe veio do NOMA, que foi considerado nos últimos anos como o melhor restaurante do mundo.
“Da horta biológica, em estado selvagem e ordenadamente desordenada, saem muitos dos ingredientes que a equipa depois transforma e leva à mesa, e que assumidamente irão transformar o panorama gastronómico nacional”, destaca.
Mas são vários os restaurantes da região a figurar no guia do Expresso pela sua comida, localização, serviço, garrafeira e relação preço/qualidade. Contudo, o leitor que conhece a restauração na região, decerto que apontará algumas faltas na lista, uma vez que existem mais restaurante que mereciam figurar no Livro do Expresso.
No concelho de Torres Vedras figuram nesta edição também o Restaurante A e o Trás d’Orelha. No concelho das Caldas da Rainha foi distinguida a Adega do Albertino, cujos “diplomas e prémios espalhados pelas paredes atestam a qualidade da cozinha, sustentada na experiência da proprietária, que se dedica a preservar receitas familiares e a ensinar o filho, provavelmente quem seguirá à frente dos tachos”, refere a publicação. Representados estão também o Restaurante Lisbonense, com “inspiração internacional mas com os ingredientes todos oriundos da região e sabiamente trabalhados em receitas modernas e contemporâneas”, e o Solar dos Amigos, no Guisado, que oferece um “ambiente rústico e acolhedor, com decoração onde sobressaem objectos equestres”.
Destaque dado também ao restaurante António Padeiro, de Alcobaça, e Mãe d’Água (Sobral do Parelhão, Bombarral). A Nazaré está representada com os restaurantes A Celeste, Taberna da Adélia e Taverna “do 8 ó 80”, este último distinguido pelo serviço de excelência a copo. Também A Tasca do Joel (Peniche) e o Tribeca (Serra d’el Rei), foram distinguidos pelo serviço de qualidade a copo. Do concelho de Peniche figura ainda no guia do Expresso o restaurante Nau dos Corvos, situado no Cabo Carvoeiro, mesmo à beira da falésia.
Também Rio Maior se encontra representado no guia Boa Mesa com o Palhinhas Gold e Maeluisa, ambos destacados pelo seu serviço de qualidade a copo.






























