Exposições e encenação de 1910 marcaram arranque das comemorações da República no Bombarral

0
830

O Bombarral encontra-se a comemorar o centenário da implantação da Republica. As exposições “100 Memórias da República” e “Trabalhos Escolares do Centenário”, patentes no Museu Municipal até ao dia 31 de Maio, marcaram o arranque das iniciativas.
Trata-se de uma mostra organizada pela Câmara e composta por uma centena de fotografias, que espelham o que de melhor existia no Bombarral há cerca de um século, desde as suas gentes ao património edificado. A recolha das imagens foi feita por todo o concelho, com as Juntas de Freguesia e também os munícipes a ceder fotografias dos respectivos antepassados, imagens dos anos iniciais do século XX, até aos finais da Primeira República.
Do património construído há imagens da altura, relativas a alguns edifícios, uns deles entretanto desaparecidos, ou então reconstruídos e que agora possuem outras finalidades.
A exposição “Trabalhos Escolares do Centenário”, reúne trabalhos sobre a República executados pelos alunos do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.
Após a inauguração das mostras, no passado dia 25 de Abril, houve no centro da vila uma encenação alusiva a 1910, levada a cabo pelo grupo de teatro amador da Delgada “Os Lendários”. Vestidos à época, 16 jovens figurantes iam passeando pela Praça do Município, quando surgiu o ardina anunciando a saída do jornal Pátria, com as novidades locais do Partido Republicano.
De seguida, entraram em cena mais três personagens: Adriano da Silva Nunes, ao tempo presidente da Junta Paroquial Republicana do Bombarral, Tomaz da Conceição Rosado e Manuel Joaquim Lima Souto, tendo o primeiro falado aos presentes sobre os motivos que levaram o Bombarral a tornar-se numa terra republicana.
Esta encenação teve também como cenário uma bandeira de Portugal “ecológica”, da autoria dos alunos e docentes do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó, que escolheram as maçãs para prestar o colorido ao símbolo nacional.
No mesmo dia foi ainda apresentado o logótipo das comemorações, da autoria da arquitecta Olga Inácio, colaboradora da autarquia local.

 

- publicidade -