Ex-ministros debatem na segunda-feira futuro da justiça portuguesa

0
606

justiçaOrganizado pela Gazeta das Caldas realiza-se na próxima segunda-feira, dia 17 de Junho, pelas 21h30, o debate muito aguardado sobre o futuro da Justiça em Portugal, em função da reforma do Estado, que terá como principais protagonistas os ex-ministros da Justiça, Laborinho Lúcio e Alberto Costa, respectivamente dos governos de Cavaco Silva e de José Sócrates.

Ambos são conceituados especialistas nestas áreas, sendo Laborinho Lúcio juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça jubilado, exercendo actualmente a função de vogal do Conselho Superior da Magistratura por designação do actual Presidente da República. Por seu lado, Alberto Costa é deputado à Assembleia da República, tendo desempenhado anteriormente o cargo de ministro da Administração Interna no governo de António Guterres. Foi também o coordenador das impugnações para o Tribunal Constitucional do Orçamento Geral do Estado de 2012 e 2013 que tiveram vencimento naquele órgão.
Depois das apresentações iniciais, ambos estarão disponíveis para responder às questões que lhes sejam colocadas pelo público, a exemplo do que se passou com o economista João Ferreira do Amaral, numa sessão organizada também pelo nosso jornal, que agradou à quase totalidade dos assistentes e que por interesse próprio se prolongou para além da hora prevista para terminar.
Este segundo debate organizado pela Gazeta das Caldas, com o apoio dos Pimpões e da ADN/102 FM Radio, abordará um tema particularmente actual na vida dos portugueses e do qual se esperam profundas alterações nos próximos tempos. Um dos assuntos que deverá ser tratado no debate referir-se-á ao novo mapa judicial que extinguiu o círculo judicial do Oeste, com sede nas Caldas da Rainha e colocou a organização judiciária ao nível do distrito separando a parte sul do Oeste da parte norte, ficando uma ligada a Leiria e outra a Lisboa.

- publicidade -