Ex-bancário detido por desfalque

0
856

ocorrencias-policiais_2_2Um ex-bancário caldense de 30 anos foi detido a 13 de Maio, pela Polícia Judiciária de Leiria, suspeito de burla qualificado, por ter retirado centenas de milhares de euros de contas de clientes do banco onde trabalhava (BES).
Segundo o que a Gazeta das Caldas apurou, o caso terá quase um ano, altura em que o BES descobriu que o seu então funcionário (entretanto afastado do banco) estava a transferir dinheiro de clientes para outras contas, de pessoas da sua confiança que depois lhe davam o dinheiro.
Na origem deste comportamento estarão problemas financeiros causados pelo jogo.
Terá sido quando o antigo gestor de conta se descontrolou e fez um movimento de cerca de 200 mil euros de uma cliente, para cobrir movimentos de outras pessoas, que o banco deu pela burla. De acordo com a PJ, o Novo Banco (que substituiu o BES) já ressarciu os clientes dos prejuízos causados por estas movimentações.
O suspeito foi presente a tribunal, tendo sido constituído arguido e irá agora aguardar julgamento em liberdade.

VÁRIOS ASSALTOS

Na Maiorga (Alcobaça) foi assaltada, a 11 de Maio, uma fábrica, tendo sido furtado um valor monetário cujo valor não foi revelado pelas autoridades. No dia 12 furtaram tabaco do interior de um posto de abastecimento de combustíveis, em Vale Maceira.
Uma capela em Zambujal (Alvorninha) sofreu vários danos no sacrário, a 13 de Maio, depois de ter sido utilizada para que alguém entrasse dentro da associação local, que fica ao lado, para a assaltar.
No mesmo dia assaltaram uma casa em Valado dos Frades, de onde levaram um fio em ouro com uma cruz e valor monetário. A GNR já identificou o possível autor deste assalto.
Um homem foi identificado pela GNR da Benedita, a 14 de Maio, por alegadamente ter pegado fogo a uma habitação. O caso está agora a ser investigado pela Policia Judiciária de Leiria.
Dois homens, um português e outro ucraniano, foram detidos pela GNR, no dia 15, por estarem a pescar ilegalmente na barragem do rio Arnóia (em época de defeso).
No dia seguinte, em Óbidos, a GNR deteve dois indivíduos por terem assaltado um carro. Os bens furtados foram restituídos aos seus legítimos proprietários.
Um armazém em Turquel foi assaltado a 17 de Maio, tendo sido furtado tabaco, três carrinhas e um saco com moedas. Em Atouguia da Baleia foi identificado um homem que terá ameaçado outro indivíduo com uma arma de fogo.
De 11 a 17 de Maio registaram-se, na área do destacamento territorial da GNR das Caldas da Rainha, um total de 30 acidentes, dos quais resultaram um ferido grave e seis feridos ligeiros. Durante esse período foram testados 333 condutores, dos quais 14 tinham uma taxa de alcoolémia superior ao legalmente permitido. Foram ainda detidos sete condutores por terem uma taxa superior a 1,2 (considerado crime) e ainda outro por conduzir sem carta.

- publicidade -

Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt

- publicidade -