O coronel de infantaria Pedro Sardinha tomou posse como novo comandante da Escola de Sargentos do Exército (ESE) no passado dia 8 de Setembro. No mesmo dia foi feita a apresentação do 27º Curso de Promoção a Sargento-Chefe (CPSC) e do corpo docente. Este curso é frequentado por 62 alunos distribuídos por três turmas e será ministrado até 5 de Dezembro deste ano.
Pedro Sardinha, que sucede no comando da ESE ao coronel Barros Duarte, nasceu em Coimbra em 1963 e é formado em Infantaria na Academia Militar e em Estado-Maior no Instituto de Altos Estudos Militares.
Foi segundo-comandante de um agrupamento militar na Bósnia-Herzegovina, assessor militar do ministro da Defesa, Paulo Portas, e chefe de gabi nete do Secretário de Estado da Defesa e dos Antigos Combatentes ,Henrique Freitas. Foi ainda chefe da repartição de Logística do Comando Opera cional e assessor técnico da cooperação militar com Moçambique.
Enquanto docente, foi instrutor na Academia Militar e professor no Instituto de Altos Estudos Militares e no Instituto de Estudos Superiores Militares.
Em 2012 Pedro Sardinha foi Senior Advisor da Military Advisor Team da Kabul Capital Division, no Afeganistão. E no último ano foi coordenador executivo da Presidência Portuguesa da Iniciativa 5+5 Defesa, um fórum que reúne os cinco países da margem norte e os cinco da margem sul do Mediterrâneo Ocidental, tendo também presidido o respectivo Comité Director.
J.R.






























