Início Sociedade Estrangeiros a viver no Oeste têm projecto inovador para o Paul de Tornada

Estrangeiros a viver no Oeste têm projecto inovador para o Paul de Tornada

0
Estrangeiros a viver no Oeste têm projecto inovador para o Paul de Tornada
A assinatura do protocolo decorreu no centro ecológico e educativo do Paul da Tornada

Uma associação de residentes estrangeiros (Oeste International Partners) voluntariou-se para manter o Paul e ali criar um jardim de plantas aromáticas, um pomar pedagógico, uma horta biológica e uma área de café e bebidas. O projecto inclui ainda equipamentos de ginástica e câmaras com transmissão da vida selvagem ao vivo. O protocolo foi assinado a 17 de Março entre a associação e a comissão directiva da reserva natural.

Na manhã de 17 de Março foi assinado no Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada um protocolo entre a Oeste International Partners (OIP) e a comissão directiva do Paul, que é composta pela Associação de Defesa do Paul de Tornada (PATO), Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) e Câmara das Caldas. O documento estabelece as linhas do projecto de voluntariado que os membros desta associação irão realizar até 2020 no Paul.
A Oeste International Partners propõe-se a cortar o excesso de vegetação e manter os trilhos acessíveis e sinalizar plantas e outros pólos de interesse.
Ainda em 2018 pretendem colocar bancos no trilho Este, desenhar uma nova placa para a entrada, organizar um canteiro na entrada principal, pintar as paredes, criar uma área de café e bebidas, instalar equipamentos de ginástica e jogos.
Entre este ano e o próximo querem criar um jardim de plantas aromáticas e um pomar pedagógico.
No ano seguinte o documento fala em implementar uma horta biológica e estudar a possibilidade de instalar câmaras com transmissão da vida selvagem ao vivo para fins de educação e sensibilização. Outra ideia passa pela criação de um programa de astronomia.

REFORMADOS, ESTRANGEIROS E ACTIVOS

A Oeste International Partners é uma associação criada no ano passado por um núcleo duro de 12 pessoas, que são na sua maioria reformados de Inglaterra, França e Irlanda. O presidente é de Hong Kong e nas actividades participam ainda suíços, belgas e alemães. Pretende desenvolver trabalho voluntário na região Oeste. No último ano colaborou, por exemplo, com a CRAPAA em várias acções, que culminaram num evento de angariação de fundos num restaurante da Foz do Arelho. Daí resultaram 500 euros para ajudar nas despesas do canil.
Margaret Louyot-Smith, da OIP, disse à Gazeta das Caldas que “sendo um projecto a longo prazo é difícil dar um número exacto, no entanto, já temos cerca de 25 pessoas na nossa lista de contactos”.
Marlene Marques, presidente da Comissão Executiva do GEOTA, mostrou-se agradada com o facto destas actividades irem valorizar um espaço onde trabalha há 30 anos.
A dirigente alertou que “estamos muito longe de ter chegado ao fim do trabalho, há muitas ameaças ao Paul, por exemplo ao nível da caça e da poluição da água”.
Rita Ramos, presidente da associação PATO, fez notar que o ano de seca que atravessámos criou “desequilíbrios” no Paul e que com as recentes chuvadas aquele espaço “voltou a ganhar vida”.

Ainda antes do chá de ervas do Paul, que foi tomado após a assinatura do protocolo, a vereadora do ambiente da Câmara das Caldas, Maria João Domingos, definiu este projecto como “uma mais-valia, não só na preservação do que existe como também no desenvolvimento” do Paul.

Ovos de Páscoa no Paul

Chega-se a Páscoa e há ovos escondidos no Paul de Tornada. Na tarde de 29 de Março propõe-se que os visitantes, miúdos e graúdos, os descubram em família ou com amigos.
A actividade decorre entre as 14h00 e as 17h00 e a inscrição custa 3 euros, sendo gratuita para crianças até seis anos (devem ser acompanhadas por um adulto). Este valor inclui seguro de acidentes pessoais e uma recordação.
Os participantes devem munir-se de roupa e sapatos confortáveis e podem levar almoço e comer no Paul ou no Centro Ecológico Educativo.

Férias de Páscoa numa reserva natural

Antes, entre 26 e 28 de Março, realizam-se actividades para os mais novos. Conhecer os animais e os aromas do Paul, brincar e fazer ilustrações e pasta de papel, são algumas das propostas.
As actividades decorrem entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 17h00. A inscrição, que inclui lanche e seguro, custa 7,50 euros por manhã ou tarde, 12 euros por dia ou 30 euros pelos três dias.
Mais informações no site www.ceept.pt ou através do tel. 262881790.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.