Uma associação de residentes estrangeiros (Oeste International Partners) voluntariou-se para manter o Paul e ali criar um jardim de plantas aromáticas, um pomar pedagógico, uma horta biológica e uma área de café e bebidas. O projecto inclui ainda equipamentos de ginástica e câmaras com transmissão da vida selvagem ao vivo. O protocolo foi assinado a 17 de Março entre a associação e a comissão directiva da reserva natural.
Na manhã de 17 de Março foi assinado no Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada um protocolo entre a Oeste International Partners (OIP) e a comissão directiva do Paul, que é composta pela Associação de Defesa do Paul de Tornada (PATO), Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA) e Câmara das Caldas. O documento estabelece as linhas do projecto de voluntariado que os membros desta associação irão realizar até 2020 no Paul.
A Oeste International Partners propõe-se a cortar o excesso de vegetação e manter os trilhos acessíveis e sinalizar plantas e outros pólos de interesse.
Ainda em 2018 pretendem colocar bancos no trilho Este, desenhar uma nova placa para a entrada, organizar um canteiro na entrada principal, pintar as paredes, criar uma área de café e bebidas, instalar equipamentos de ginástica e jogos.
Entre este ano e o próximo querem criar um jardim de plantas aromáticas e um pomar pedagógico.
No ano seguinte o documento fala em implementar uma horta biológica e estudar a possibilidade de instalar câmaras com transmissão da vida selvagem ao vivo para fins de educação e sensibilização. Outra ideia passa pela criação de um programa de astronomia.
REFORMADOS, ESTRANGEIROS E ACTIVOS
A Oeste International Partners é uma associação criada no ano passado por um núcleo duro de 12 pessoas, que são na sua maioria reformados de Inglaterra, França e Irlanda. O presidente é de Hong Kong e nas actividades participam ainda suíços, belgas e alemães. Pretende desenvolver trabalho voluntário na região Oeste. No último ano colaborou, por exemplo, com a CRAPAA em várias acções, que culminaram num evento de angariação de fundos num restaurante da Foz do Arelho. Daí resultaram 500 euros para ajudar nas despesas do canil.
Margaret Louyot-Smith, da OIP, disse à Gazeta das Caldas que “sendo um projecto a longo prazo é difícil dar um número exacto, no entanto, já temos cerca de 25 pessoas na nossa lista de contactos”.
Marlene Marques, presidente da Comissão Executiva do GEOTA, mostrou-se agradada com o facto destas actividades irem valorizar um espaço onde trabalha há 30 anos.
A dirigente alertou que “estamos muito longe de ter chegado ao fim do trabalho, há muitas ameaças ao Paul, por exemplo ao nível da caça e da poluição da água”.
Rita Ramos, presidente da associação PATO, fez notar que o ano de seca que atravessámos criou “desequilíbrios” no Paul e que com as recentes chuvadas aquele espaço “voltou a ganhar vida”.
Ainda antes do chá de ervas do Paul, que foi tomado após a assinatura do protocolo, a vereadora do ambiente da Câmara das Caldas, Maria João Domingos, definiu este projecto como “uma mais-valia, não só na preservação do que existe como também no desenvolvimento” do Paul.
Ovos de Páscoa no Paul
Chega-se a Páscoa e há ovos escondidos no Paul de Tornada. Na tarde de 29 de Março propõe-se que os visitantes, miúdos e graúdos, os descubram em família ou com amigos.
A actividade decorre entre as 14h00 e as 17h00 e a inscrição custa 3 euros, sendo gratuita para crianças até seis anos (devem ser acompanhadas por um adulto). Este valor inclui seguro de acidentes pessoais e uma recordação.
Os participantes devem munir-se de roupa e sapatos confortáveis e podem levar almoço e comer no Paul ou no Centro Ecológico Educativo.
Férias de Páscoa numa reserva natural
Antes, entre 26 e 28 de Março, realizam-se actividades para os mais novos. Conhecer os animais e os aromas do Paul, brincar e fazer ilustrações e pasta de papel, são algumas das propostas.
As actividades decorrem entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 17h00. A inscrição, que inclui lanche e seguro, custa 7,50 euros por manhã ou tarde, 12 euros por dia ou 30 euros pelos três dias.
Mais informações no site www.ceept.pt ou através do tel. 262881790.































