
Salir de Matos vai ter um novo centro de catequese, numa requalificação do primeiro pavilhão construído no lugar onde até há bem pouco tempo se faziam as festas. Entre o novo Centro Pastoral e a Igreja vão ser criadas 10 salas de catequese para as cerca de 100 crianças da freguesia. É um esforço conjunto do Estado, Câmara e população, que angariou fundos a vender pão e chouriço.
O Estado português vai financiar com 50 mil euros uma obra destinada a acolher dez salas para ministrar catequese às crianças da freguesia de Salir de Matos. A obra de requalificação do antigo centro pastoral da freguesia já arrancou. Há andaimes montados, o edifício está em tijolo, sem janelas, e há gente e máquinas a trabalhar. Em Setembro aquele local, que foi o primeiro pavilhão construído na freguesia, vai acolher a catequese.
Actualmente, há cerca de 100 crianças de toda a freguesia a ter aulas, algumas em casas particulares e garagens. Daí a necessidade de encontrar um novo espaço.
O edifício do antigo centro pastoral, construído nos anos 60 do século passado e onde até há bem pouco tempo se fizeram várias festas e bailaricos, será então transformado no Centro de Catequese, com dez salas.
Esta é uma obra que custará cerca de 100 mil euros, que serão suportados pelo programa “Equipamentos”, da Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL) – que entra com 50% da verba -, autarquia (25%) e a própria população, que todos os domingos vende pão e chouriço, além de organizar festas para angariar fundos. Foi também desta forma construído o novo centro pastoral, uma obra inaugurada em 2015, que foi o local escolhido para assinar o protocolo entre a Fábrica da Igreja e a DGAL.
Carlos Miguel, secretário de Estado das Autarquias Locais, esteve em Salir de Matos, onde afirmou que “o Governo sabe a importância das casas comuns, onde se discutem os problemas da freguesia”. O antigo presidente da Câmara de Torres Vedras referiu que, apesar de ter consciência que o apoio que concedem é “uma pequena verba, por vezes é o suficiente para alavancar outras verbas e vontades”.
O padre Filipe Sousa salientou que a freguesia de Salir de Matos tem “uma comunidade viva e dinâmica” e estimou a abertura do centro de catequese para o início do ano lectivo, em Setembro deste ano.
O padre Filipe Sousa assinou o protocolo ladeado por Rui Jacinto (presidente da Junta) e Carlos Miguel (secretário de Estado) – Isaque Vicente[/caption]
Igreja de São Vicente do Cercal recuperada
Antes de Salir de Matos, o secretário de Estado esteve no Cadaval, na Igreja de São Vicente do Cercal, para assinar um contrato de financiamento para a recuperação da capela cuja construção remonta ao séc. XVII.
Com esta obra pretende-se restaurar o edificado, que apresenta fissuras e infiltrações, bem como o telhado, que está em mau estado.
Tal como no centro de catequese de Salir de Matos, esta obra também custa perto de 100 mil euros e também é financiada em 50%.






























