A Fundação Vodafone Portugal aumentou a lista de praias abrangidas pelo serviço Praia em Directo. Entre as 174 praias marítimas e fluviais do país com condições atmosféricas e de mar à distância de um clique, encontram-se 17 praias oestinas.
Foz do Arelho Mar, Água de Madeiros, Nazaré, Baleal Norte e Sul, Gamboa, Cova da Alfarroba, Supertubos, Consolação, São Bernardino, Areia Branca, Areal Sul, Porto Dinheiro, Valmitão, Santa Rita Norte e Sul e Santa Cruz Centro são as praias da região cujas condições podem ser consultadas no computador em praiaemdirecto.com, ou a partir de smartphones e tablets com sistemas operativos iOS e Android.
No site há informações em tempo real da temperatura do ar, do índice UV, da velocidade e orientação do vento, da humidade do ar e pressão atmosférica, da temperatura e qualidade da água. A altura e o período das ondas são outros dados disponíveis na página.
Com download gratuito, esta aplicação da Vodafone foi criada em parceria com o Instituto de Socorro a Náufragos e os dados são obtidos “através de bóias e estações de monitorização autónomas que são alimentadas por painéis solares”, explica a fundação em comunicado. As informações podem ainda ser disponibilizadas em espanhol, francês, alemão e italiano.
Esta aplicação está inserida no programa Praia Saudável, levado a cabo por aquela fundação desde 2007. “Contribuir para o aumento da segurança e qualidade do ambiente nas praias, assim como das acessibilidades para pessoas com mobilidade condicionada” é o objectivo do programa, bem visível em algumas das praias nacionais através de estruturas de apoio aos nadadores salvadores, cinzeiros, passadiços e cadeiras de rodas anfíbias, que permitem levar a banhos pessoas portadoras de deficiência e de mobilidade reduzida. Até agora foram investidos oito milhões de euros neste programa.
J.F.






























