A intervenção para o espaço verde já começou e deverá estar concretizada nas próximas semanas

Já começou a obra para a criação de um novo espaço de lazer, jogo e recreio no Avenal. A intervenção, a cargo da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, deverá estar terminada no decorrer do mês de Agosto

As máquinas já andaram no terreno, um espaço de cedência para equipamentos no loteamento da Rua Grupo de Amigos da Biblioteca Municipal (Avenal), e seguem-se agora os trabalhos de colocação do saibro, relva e aparelhos para o tornar num Espaço de Lazer, Jogo e Recreio para todos. A intervenção está a ser assegurada pela União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório e, de acordo com o seu presidente, Vítor Marques, deverá estar terminada durante o mês de Agosto.
A autarquia adjudicou os materiais, na ordem dos cinco mil euros, e são os seus funcionários que estão a garantir a concretização da obra.
A concepção do espaço esteve a cargo da arquitecta paisagista Filipa Oliveira, que explicou à Gazeta das Caldas que tentou encontrar uma solução que não fosse muito exigente ao nível de manutenção e que pudesse dar resposta às várias faixas etárias que residem na zona.
Este espaço “multifunções” tem uma zona de jogo e recreio, onde serão colocados dois equipamentos infantis e outros dois de fitness, e ainda um espaço verde e de lazer, que contemplará mesas. “No espaço verde serão colocadas árvores com a finalidade de dar sombra”, mas, como explica a arquitecta paisagista da União de Freguesias, é também preciso “jogar” com o tempo e deixá-las crescer para que tal possa acontecer.
Esta intervenção vem no seguimento de outras que a Junta tem feito, a última das quais nos Casais de S. Jacinto. “São terrenos sobrantes dos vários loteamentos que vão sendo aproveitados para criar espaços verdes para usufruto de todos”, explica Filipa Oliveira. Também junto ao recinto da feira semanal há uma área que será aproveitada. A Junta reuniu, em Janeiro, com os moradores para auscultar as suas opiniões e será criado um parque de lazer, com mesas de piquenique, parque fitness e de jogo, zona de estacionamento e área verde.
Está também a executar as limpezas de bermas, passeios, caminhos e outros, com o objectivo de melhor servir a população, adaptando-se às exigências dos tempos actuais. A autarquia respeita o princípio da não utilização de herbicidas, por apresentar riscos para a saúde e para o ambiente. O combate é feito unicamente com mão-de-obra e maquinaria.

- publicidade -