O projecto da esplanada do Maratona foi aprovado pela autarquia em Setembro do ano passado. Mas houve algumas alterações, provocadas por atrasos de fornecedores, que obrigaram a alterar a configuração inicial e a novos pedidos de aprovação por parte do promotor. Na sessão de Câmara da passada segunda-feira aprovou-se a última versão da esplanada, retirando-lhe os bancos que a rodeavam. Em princípio, estará pronta para o Carnaval.
José Elói, responsável pelo café restaurante Maratona, decidiu, no ano passado, criar a sua própria esplanada, aproveitando a renovação da Praça 25 de Abril concluída em 2015. A aprovação do seu projecto deu-se em Setembro do ano passado, pela autarquia. Só que “como em qualquer obra, houve alterações que fizeram atrasar o fim da execução do projecto”, explicou o empresário que não quis revelar o investimento desta estrutura.
Trata-se de uma esplanada contemporânea, com uma estrutura de madeira clara que alberga 55 lugares, protegidos por uma guarda de vidro. O projecto é do arquitecto caldense Jorge Sousa Santos, que também foi responsável pela renovação do restaurante.
“Foi feita à nossa imagem e com ela queremos atrair pessoas à praça e ao Maratona”. José Elói irá prolongar o horário nocturno das 22h00 para as 23h00 (durante a semana) e, aos fins de semana, passará a encerrar à uma da manhã em vez de à meia-noite.
Para o responsável, as Caldas, daqui a uns anos, poderia ser apelidada como a cidade das esplanadas de modo a tirar o melhor proveito das obras de regeneração urbana. Há em várias zonas passeios de três e quatro metros e há áreas como a Praça 25 de Abril, a Avenida 1º de Maio, ou a Rua das Montras que poderiam ter mais esplanadas.
O empresário gostaria de ter inaugurado a nova obra em Dezembro para poder usufruir da vizinhança da árvore de Natal gigante, que classificou como “a maior acção de marketing alguma vez feita na cidade”. E não nega que naquele perído teve “dias fantásticos de negócio”.































