Mais de 1500 idosos marcaram presença no mega almoço – convívio de Natal, que decorreu no passado dia 17 de Dezembro na Expoeste. “Foi um ano em que houve uma adesão muito grande ao almoço e penso que estão todos satisfeitos”, disse a vereadora Maria da Conceição Pereira referindo-se à ementa escolhida para este ano, composta por feijoada à transmontana e arroz branco, confeccionada pela associação Arneirense.
A sopa foi garantida pelas instituições de solidariedade social, o bolo rei foi oferecido pelas juntas de freguesia e os doces e bebidas foram da responsabilidade da Câmara.
O evento que junta os séniores do concelho tem também preocupações ambientais. Os pratos e talheres deixaram de ser de plástico, restando apenas os copos e taças da sobremesa e, mesmo esses, são feitos com materiais reciclados.
Depois da refeição, a tarde continuou com animação musical e baile. A associação Viagem de Volta e os jovens da Escola Técnica e Empresarial do Oeste (ETEO) ajudaram na dinamização da actividade, que conta com a presença de todas as IPSS do concelho.
Alberto Pereira, de 85 anos, e Alice Leal, de 90, eram um dos pares mais animados da festa. Ambos gostam de dançar e destacam que estes momentos são sempre um pretexto para conviver e divertirem-se.
Já Joaquim Correia, de 84 anos, destacou à Gazeta das Caldas que estes encontros são uma boa forma de conviver e divertir. “O Natal é uma época especial”, disse, acrescentando que a forma de o viver é diferente de antigamente. “As famílias eram maiores e, apesar das dificuldades, juntavam-se e havia sempre uma ceia”, recorda o utente do lar de Alvorninha.
Nesta quadra os serviços sociais da autarquia enviam cartas para todos os portadores do Cartão Municipal do Utente a convidar para o almoço de Natal e a dar conta da calendarização de eventos que lhes são destinados durante todo o ano, como o baile de fantasia, Santos Populares, Dia Internacional do Idoso e a Festa da Vida.

- publicidade -