Espantalhos são colocados junto às casas

Desde há quatro anos que, nos meses de Verão, Valado de Santa Quitéria ganha novos “habitantes”. O Espanta Festival traz à localidade da freguesia de Alfeizerão dezenas de… espantalhos, que funcionam como um autêntico chamariz e ajudam a dar mais vida às ruas e casas.
O festival é mais uma das iniciativas da Associação Recreativa e Desportiva Quiterense, uma colectividade que, ao longo dos anos, tem apostado na vertente cultural. De resto, a associação pode orgulhar-se de ter um dos grupos de teatro mais antigos do concelho de Alcobaça, o Pó d’Palco. Entre Julho e Agosto, porém, a aposta da Quiterense passa por convidar os habitantes da aldeia a embelezarem as casas com a exibição de espantalhos, podendo escolher um tema.
Durante o evento, o júri, composto pela vereadora da Cultura da Câmara de Alcobaça, Inês Silva, pelo presidente da Junta de Freguesia de Alfeizerão, Leonel Ribeiro, e o convidado Amílcar Rosário, faz a avaliação dos concorrentes sem, contudo, saber a quem pertencem.
O resultado final do concurso é divulgado na festa de Santa Quitéria, a padroeira da aldeia, que se realiza todos os anos no ultimo domingo de Agosto.
Este ano, devido à pandemia, não haverá festa, mas os prémios serão entregues numa cerimónia que seguirá todas as normas da Direção-Geral de Saúde.
Os prémios da edição do ano passado e deste ano são realizados pelo Artezen, em parceria com a Junta de Freguesia de Alfeizerão.
Se ainda não foi ao Valado de Santa Quitéria ainda pode apreciar os espantalhos até ao fim deste mês. Verá que vale a visita.

- publicidade -