
A Escola de Sargentos do Exército assinalou o 37º aniversário com uma cerimónia militar no Parque D. Carlos I, no passado dia 1 de Junho. Foi um regresso àquele espaço, que acolheu a implementação do Regimento de Infantaria 5, nos Pavilhões do Parque, em 1918.

Lino Gonçalves, comandante da ESE, assinalou no seu discurso essa instalação centenária dos militares na cidade. A cerimónia do passado dia 1 realizou-se no parque das bicicletas, que terá sido originalmente a Parada do Regimento.
O evento, presidido pelo Chefe do Estado-maior do Exército, Frederico Duarte, incluiu apresentação e desfile das forças em parada, homenagem aos mortos pela Pátria, condecorações, a atuação da Banda do Exército e uma demonstração de atividades militares, físicas e tácticas.
O comandante da escola fez um balanço da actividade do ano lectivo, começando por assinalar que esta deu formação a 935 formandos em dois cursos iniciais de sargentos e cinco cursos de promoção. Já no Centro de Línguas do Exército, que promove programas intensivos de aperfeiçoamento linguístico, estiveram em formação 68 alunos e foram efectuados 802 testes de aferição.
Entre outras acções externas, os militares da escola realizaram tarefas de patrulhamento, rescaldo e vigilância pós-incêndio florestal nas regiões de Góis, Mação, Resende e Marinha Grande.
As instalações da ESE foram alvo de melhorias. O espaço florestal envolvente ao quartel foi requalificado para diminuir o risco de incêndios. O Centro de Línguas começou a trabalhar em novas instalações e foi remodelada uma caserna. Para o próximo ano lectivo está prevista a renovação de toda a rede geral de abastecimento de água do quartel.
A seguir à cerimónia foi inaugurada a exposição de história militar no edifício Céu de Vidro, que esteve patente até domingo e onde foram também apresentadas as novas fardas que estão a ser desenvolvidas para o Exército, projecto no qual a ESE tem estado directamente envolvida.
Este foi o último acto da comemoração dos 37 anos da ESE, que começou a 18 de Maio com o seminário “Portugal na Grande Guerra/100 anos do Armistício” e “100 anos de Presença Militar em Caldas da Rainha”, realizado no CCC. As comemorações incluíram actividades como um corta-mato por estafetas, a acção Escola Limpa e o regime de porta aberta. Foi ainda inaugurada a Rua 1.º Sargento José Gomes de Carvalho no aquartelamento da ESE.






























