Início Sociedade ESE vai melhorar coleção visitável para inaugurar no próximo ano

ESE vai melhorar coleção visitável para inaugurar no próximo ano

0
ESE vai melhorar coleção visitável para inaugurar no próximo ano
Uma das condecorações, entregue pelo juiz militar do Tribunal da Relação de Lisboa, José Feliciano, que é caldense

Documentos e objetos antigos do RI5, assim como a história da ESE, fazem parte da coleção

“Lançámos uma diretiva com as orientações gerais para organizar e calendarizar os trabalhos de requalificação e melhoramento da sala de honra da ESE e a requalificação e melhoramento da coleção visitável”, revelou o comandante da ESE, Nuno Morais dos Santos, nas comemorações do 44º aniversário da escola. “A nossa intenção é garantir uma exposição dos nossos artigos museológicos”, pelo que irão dignificar a sala de museu e melhorar a coleção visitável que “será mais um motivo de orgulho”, afirmou, revelando que pretendem inaugurar o espaço no próximo ano.

Em jeito de balanço salientou que desde 1 de junho de 2024, foram formados na ESE 240 sargentos do quadro permanente e 184 sargentos em regime de voluntariado, em regime de contrato e em regime de contrato especial. “Foi um ano exigente onde continuámos a capacitar e adequar os recursos no sentido de responder às necessidades reais operacionais e de formação”.

Nuno Morais dos Santos realçou a cooperação no domínio da defesa, que levou a ESE a apoiar a organização e funcionamento da escola inter-armas de sargentos do exército angolano e ministrar o primeiro curso de promoção a sargento-chefe da República de Cabo Verde e o curso de promoção a sargento-ajudante das forças armadas da República Democrática de São Tomé e Príncipe. Destacou ainda o Centro de Línguas do Exército, sedeado na escola e que semanalmente recebe militares para formação, com “uma crescente importância no seio do exército e das forças armadas”.

Ao nível das infraestruturas, destacou a necessidade de substituição das coberturas do edifício onde decorrem as aulas e do auditório, que estão já a decorrer, bem como a manutenção da cozinha. A escola recebeu um gerador para fazer face a apagões generalizados, assim como a instalação de alarmes e outros equipamentos contra incêndios e serão instalados painéis solares fotovoltaicos no telhado da cozinha. A fechar o seu discurso, garantiu que vão procurar “melhorar a formação dos sargentos do exército português, conferindo-lhes competências com relevância para os novos desafios resultantes das novas conflitualidades”.

O ajudante general do Exército, João Boga Ribeiro, falou no “contexto de imponderabilidade e incerteza em que todos vivemos”, destacando o papel da ESE e dos próprios sargentos, que são “um elo essencial na cadeia de comando”. Disse que “os desafios tecnológicos e humanos revelam-se cada vez mais complexos, exigindo uma atenção cada vez mais significativa e aprofundada” e que a “ESE “necessita de acompanhar esta acrescida velocidade que estes tempos nos trazem”.

Boga Ribeiro referiu que querem incrementar já a partir deste ano o número de formandos nesta unidade, pelo que “é com particular prazer que anuncio que o concurso deste ano terá mais vagas, já está a ter mais candidatos e tem um desafio acrescido, dado que pela primeira vez há mais candidatos que provêm da vida civil do que da vida militar, o que traz um desafio acrescido”. Destacou que a ESE “tem revelado uma notável capacidade de adaptação face aos desafios”, salientando “a determinação, visão e sentido de propósito” de quem ali trabalha e que “os resultados obtidos refletem o profissionalismo, competência, iniciativa e rigor”.

A abertura a civis “trará mais efetivos ao exército, mas também mais pessoas a esta bela região”, afirmou, contando que no dia 4 de julho vai realizar-se nas Caldas um juramento de bandeira com militares de todo o país.
Neste aniversário, que começou com uma homenagem aos combatentes falecidos, foram ainda impostas várias condecorações.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.