“Novamente o judo em Caldas da Rainha” faz manchete da Gazeta das Caldas, num artigo que recorda que “a primeira tentativa do lançamento da modalidade do Judo em Caldas da Rainha através do Futebol Clube das Caldas, abortou, como sabem alguns caldenses, e se dá conhecimento a outros”.
“Após a tomada dos Pavilhões do Parque Rainha D. Leonor pela Administração do Hospital a fim de servirem para a Secção Liceal e para a Escola do Magistério Primário, tendo o Futebol Clube das Caldas perdido as suas instalações nos Pavilhões, onde funcionava a Secção de Judo, esta foi encerrada, ficando as dezenas de judocas sem possibilidades de praticar o seu desporto. Dado que tinha adquirido certa projecção, patente pelo número de adeptos e pelas actividades realizadas (exames de graduação, contactos com outros clubes tais como Sport Clube Sintrense, Associação Académica de Coimbra, Externato de N.a Sr.a da Encarnação, competições e festivais), foi efectivamente lamentável o finalizar nestas circunstâncias. Tendo sido iniciado em Julho de 1971, e encerrada em Outubro de 1972, teve, pois, pouco mais de um ano de duração. Após mais de um ano de interrupção, começou novamente a funcionar o Judo em Caldas da Rainha. Havia já alguns meses que o Sr. Ricardo Rua, praticante e adepto entusiástico da modalidade se prontificara a ajudar economicamente a arrancada do Judo de Caldas, para a instalação de uma sala de Judo. Assim, e com a preciosa ajuda do Sr. Rua, foi alugada uma sala e montado um tapete de Judo, tendo o Judo Clube das Caldas iniciado as suas actividades em Junho do corrente. Dispondo de boas instalações, pratica-se actualmente no Clube, em classes de Homens, Senhoras e Crianças, Judo idêntico ao outras colectividades espalhadas pelo país. Desporto que implica despesas razoavelmente grandes, dado que é necessária uma sala para uso exclusivo, e um tapete especial, e dada a carestia actual das rendas de casa, por toda a gente sobejamente conhecida, é de difícil sobrevivência, só tendo sido possível à sua arrancada mercê da ajuda já citada, esperando-se, no entanto, que o apoio da população caldense torne possível o seu funcionamento em condições desafogadas”.
O 15 de agosto

Caldas, onde o viajante não deixa de parar

O Bairro das Morenas

Pela Câmara

Da autarquia vinha também a novidade da deliberação de que “o novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Caldas da Rainha fique localizado nos terrenos municipais da Cadeia Comarcã, para o que o Município porá à disposição daquela Corporação dois mil metros quadrados em condições jurídicas a estudar”.

Relativamente ao abastecimento de água, a “Câmara debruçou-se sobre o problema da falta de água nos últimos tempos nesta ta cidade; analisou as causas – excesso de consumo devido ao calor, as regas, diminuição geral de produção dos furos de captação existentes e resolveu tentar solucionar o problema”, refere-se.
Orientação


Para a semana trazemos mais artigos escritos a chumbo. Até lá.





