Três escolas do Oeste vão receber uma microturbina eólica pela sua participação no concurso Ventos de Poupança. O agrupamento D. João II (Caldas da Rainha) e os agrupamento de escolas de Peniche e de Fernão do Pó (Bombarral) foram os premiados oestinos, num concurso que irá ainda promover a substituição da iluminação fluorescente por LED em cinco salas de aulas. Entre as escolas contempladas estão algumas dos complexos escolares obidenses do Alvito, do Furadouro, dos Arcos e Josefa de Óbidos.
Os prémios foram entregues no dia 19 de Janeiro, na sede da OesteCIM, numa cerimónia onde compareceram cerca de 140 alunos e professores, autarcas e direcções escolares.
O concurso Ventos de Poupança foi promovido pela Agência de Energia do Oeste (OesteSustentável) e teve como principal objectivo alertar a comunidade escolar do 2º e 3º ciclos do ensino para a eficiência energética, gestão da água, preservação da biodiversidade e sustentabilidade dos recursos. Com os prémios às 21 escolas do Oeste, Alta Estremadura e Seixal, será possível poupar 600MWh em 10 anos, representando uma redução na emissão de CO2 de cerca de 300 toneladas e 100 mil euros a menos na factura de electricidade.
O Agrupamento de Escolas da D. João II venceu o concurso para a réplica de turbina mais criativa, ganhando como prémio uma viagem ao Paul de Tornada.
- publicidade -






























