A Câmara do Cadaval equipou três escolas do concelho com cinco estações interactivas, uma solução integrada para apresentações multimédia com videoprojector, quadro interactivo e sistema de som.
Os estabelecimentos de ensino contemplados com este novo equipamento foram o Centro Escolar do Cadaval, apetrechado com três estações, e ainda os Centros Escolares do Vilar e de Chão de Sapo, cada qual com uma estação interactiva. Futuramente, serão equipados ainda os Centros Escolares da Murteira e de Figueiros.
O objectivo é contribuir para facilitar e melhorar o processo de aprendizagem, uma vez que permitem demonstrar todos os conteúdos digitais aos alunos.
O equipamento permite aumentar o nível de participação dos alunos, inclusive dos que têm necessidades especiais, melhorando a retenção de informação e facilitando as revisões da matéria.
Os professores podem apresentar texto, som, vídeo e hiperligações da Internet. Por outro lado, alunos e docentes podem anotar e realçar tópicos do material apresentado, incluindo documentos, diagramas e páginas web.
Os alunos podem ainda interagir com os quadros, através da manipulação de palavras, números e imagens. Todas as informações apresentadas no quadro interactivo podem ser impressas, guardadas, enviadas por correio electrónico ou publicadas numa página online.
Para a aquisição das referidas estações, o município do Cadaval contou com uma comparticipação dos fundos comunitários, através da candidatura “Apetrechamento Tecnológico das Escolas de 1.º Ciclo/Jardins-de-Infância no Oeste”.
A Câmara vai entretanto instalar um sistema de videovigilância no Centro Escolar do Cadaval, para promover a segurança escolar.






























