Escola do Bairro da Ponte tem um mural artístico

0
1160
Constança Bettencourt e João Margarido já criaram murais para o Centro Paroquial de Santa Catarina e Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro

O muro da Escola Básica do Bairro da Ponte tem um mural na fachada virada para a estação de comboios. A pintura terminou no início da semana e a sua inauguração estava agendada para a passada quarta-feira (após o fecho da edição).
A obra artística, com um cumprimento de cerca de 30 metros, foi desenvolvida por Constança Bettencourt (que possui o nome artístico de c’marie) e João Margarido (egrito), naturais de Lisboa e que residem actualmente nas Caldas, depois de terem feito mestrado na ESAD. A ajudá-los estiveram alunos do quarto ano daquele estabelecimento do ensino básico.
O mural pretende focar a “essência da zona com palavras-chave e elementos identitários”, explica Constança Bettencourt, destacando a preocupação cultural e forte ligação ao associativismo, tecnologia e educação, que ali se encontra.
“Vivemos cá, gostamos muito do ambiente da cidade e queremos participar o máximo que pudermos na sua vida cultural”, disse Constança Bettencourt à Gazeta das Caldas. Os dois jovens artistas actualmente dão aulas em escolas caldenses ao nível das Actividades Extra-Curriculares, estando Constança a leccionar na escola do Bairro da Ponte.
O casal já criou um mural no Centro Paroquial de Santa Catarina, em conjunto com meninos de quatro e cinco anos, que frequentam aquela instituição e, mais tarde, juntamente com os jovens da Escola Rafael Bordalo Pinheiro fizeram o mural alusivo ao ceramista e à escola, que se encontra no pavilhão.
O muro foi pintado durante o Verão pela União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro após um pedido da direcção da escola e o autarca, Jorge Varela, considera que ficará valorizado com esta intervenção. “Quem chega [de comboio] a imagem que vê logo será este mural e por isso quisemos trazer artistas já consagrados, com uma ligação forte às Caldas, que nos garantissem uma qualidade que a escola e a população desta zona merece”, referiu o autarca.

- publicidade -