Escola do Alvito vai ser requalificada

0
648
O ministro da Educação e o autarca de Óbidos na assinatura do protocolo

Governo garante um financiamento de 442.800 euros para uma intervenção considerada urgente

A escola Básica do Alvito vai ser requalificada, fruto de um protocolo de colaboração assinado entre o município de Óbidos e o Governo, que garante um financiamento de 442.800 euros para uma intervenção urgente no estabelecimento de ensino. A intervenção a fazer e que será da responsabilidade da Câmara, contempla a substituição de caixilharias, o isolamento de paredes exteriores, pinturas e outras melhorias estruturais que visam reforçar a segurança, o conforto e a funcionalidade do espaço escolar.

Óbidos foi um dos 13 municípios abrangidos por um pacote de cerca de seis milhões de euros, destinado a 28 escolas de todo o país com necessidades prioritárias, identificadas pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE). As necessidades identificadas vão desde isolamento de paredes exteriores e pinturas e remoção de fibrocimento, à substituição de caixilharia ou de pavimento e instalação de elevadores.

- publicidade -

Para o presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel, esta obra representa mais do que uma melhoria física do edifício: “A educação é uma das principais prioridades do município de Óbidos. Esta requalificação é um investimento nas nossas crianças, nos profissionais que as acompanham diariamente e, acima de tudo, no futuro do nosso território. Garantir que todos têm acesso a uma escola pública de qualidade, segura e preparada para os desafios atuais é uma missão que assumimos com responsabilidade e determinação”, refere em nota de imprensa.

Para além destas necessidades identificadas como urgentes, a DGEstE identificou 600 escolas a precisar de obras, um aumento face às 451 identificadas em 2023. De acordo com o ministro da Educação, Fernando Alexandre, já estão a ser intervencionadas cerca de uma centena.

- publicidade -