A nova imagem da EB do Bairro dos Arneiros é o padrão a seguir nas intervenções que se seguem no parque escolar das Caldas |Joel Ribeiro
Os alunos e os professores que iniciaram o ano lectivo na Escola Básica do Bairro dos Arneiros encontraram um estabelecimento completamente novo, muito diferente daquele que viram da última vez que ali se realizaram aulas. Esta foi a primeira das quatros escolas primárias mais antigas da cidade a sofrer uma remodelação total, que as deixará preparadas para as novas exigências do ensino. Seguem-se as EB da Encosta do Sol, do Avenal e do Bairro da Ponte.
As oito salas de aula desta escolas foram remodeladas e reequipadas com material novo, do qual se destacam os quadros interactivos, que são fixos nas salas do piso inferior e móveis no piso superior. Os alunos têm novas mesas e novas cadeiras. As janelas e caixilharias foram substituídas, de modo a garantirem melhor isolamento térmico e acústico, melhorando assim o conforto na sala de aula. As novas janelas garantem ainda melhor iluminação natural. As salas de aula passam a ser climatizadas através de aparelhos de ar condicionado.
As salas de apoio e de arrumação também foram remodeladas, assim como as casas de banho. A este nível há uma das novidades nesta escola, uma vez que a ampliação dos edifícios permitiu criar novas casas de banho para os alunos das turmas que ocupam os pisos superiores, que antes tinham que se dirigir ao piso inferior.
A remodelação contemplou ainda programas de eficiência energética, que incluem a colocação de painéis fotovoltaicos e iluminação LED.
A escola sofreu também amplos arranjos exteriores, incluindo no campo polidesportivo, e os caminhos entre os diversos edifícios são agora cobertos, eliminando o problema que surgia nessas deslocações nos dias de chuva.
Mas a grande novidade nesta escola é um novo edifício que alberga o refeitório, a cozinha e a sala dos professores. Esta última foi concebida com um elevado grau de insonorização para que os docentes possam usufruir do espaço sem a condicionante do ruído que poderá existir no refeitório.
O FIM DA COMIDA CONGELADA
O refeitório é uma nova valência desta escola. Da sua cozinha vão sair almoços para alunos de outras escolas |Joel Ribeiro
- publicidade -
A nova cozinha vai integrar a rede criada com as dos centros escolares para providenciar refeições a quente aos alunos das diversas escolas do concelho, substituindo a comida que era antes servida nos estabelecimentos sem cozinha, que era confeccionada previamente, congelada e servida aquecida. “Isto vai proporcionar uma melhoria da qualidade da alimentação das crianças muito significativa”, disse o vereador da Câmara das Caldas com o pelouro da educação, Alberto Pereira, à Gazeta das Caldas, no dia a inauguração.
A obra, que incluiu ainda a pintura exterior do Jardim de Infância, teve na globalidade um custo de 800 mil euros (incluindo impostos), com uma comparticipação de quadros comunitários na ordem dos 85%. Demorou um ano a ser executada.
Alberto Pereira realça que estas obras visaram colocar a escola do Bairro dos Arneiros no mesmo patamar de condições dos centros escolares. Inaugurada em 1974, já tinha sido remodelada antes, mas a última intervenção aconteceu há cerca de 20 anos. Em vez de um edifício degradado, os professores e alunos têm agora uma escola com “condições muito favoráveis para desenvolverem o ensino e a aprendizagem”, realçou.
De resto, o vereador referiu que este é o novo padrão para as escolas do concelho que em breve irão sofrer intervenções, nomeadamente a do Avenal e a da Encosta do Sol.
Na EB Encosta do Sol o concurso público para a execução da obra será aberto ainda antes das eleições. O projecto para as obras na EB Avenal está em fase de preparação e avançará após o período eleitoral. O plano de reabilitação das escolas mais antigas da cidade contempla ainda a EB Bairro da Ponte.
Antes de começarem a fazer obras noutras escolas,vejam bem os erros que cometeram nesta e só a seguir é que devem se preocupar com as próximas!!!!