ESAD volta a preencher mais de 92% das vagas dos nove cursos na primeira fase

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A escola caldense é que regista a maior percentagem de vagas preenchidas na primeira fase de acesso ao Ensino Superior

Tal com o tinha acontecido no ano passado, a Escola Superior das Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) voltou a ser o estabelecimento da região a registar melhores resultados na primeira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior, cujos resultados foram divulgados no início desta semana. Das 330 vagas iniciais dos nove cursos ali ministrados, apenas 31 ficaram por preencher, o que se traduz numa ocupação de 92,1% que deixa “muito satisfeita” a directora da escola, Susana Rodrigues.
Os cursos de Artes Plásticas, Design Industrial, Design Gráfico e Multimédia, Som e Imagem, Teatro e Design de Ambientes viram as vagas iniciais totalmente preenchidas na 1ª fase. Dos cursos em horário laboral, apenas Design de Cerâmica e Vidro fica com 15 vagas para a segunda fase do concurso. O curso de Design Gráfico e Multimédia (pós-laboral) fica com três vagas para preencher, enquanto do curso Som e Imagem (pós-laboral) restam 13 vagas.Susana Rodrigues diz que os resultados provam que a ESAD “se impôs no mercado nacional, competindo com as grandes escolas do país”, as faculdades de Belas Artes de Lisboa e Porto. “Os alunos têm mostrado que a ESAD.CR é a escola que eles escolhem, a maior parte dos quais na primeira opção”, diz ainda a directora, salientando que a maioria dos alunos da escola caldense não são da região, vindo maioritariamente das zonas de Lisboa e Porto. “Isso deixa-nos muito satisfeitos”, acrescenta.
Quanto ao curso de Design de Cerâmica e Vidro, Susana Rodrigues acredita que o curso vai funcionar, ainda que sem a totalidade das vagas preenchidas. A directora da escola aponta a crise que se vive na cerâmica utilitária e decorativa como uma das possíveis razões para explicar a falta de interesse por parte dos alunos. “Mas o sector da cerâmica é muito mais vasto que o subsector da cerâmica utilitária e decorativa, e continua a ser um dos que mais exporta no país”, ressalva.
“Acredito piamente que o curso tem saída, por isso continuamos a insistir”, diz a responsável. A ESAD quer trabalhar directamente com empresas de cerâmica “para compreender o que os empresários pretendem e podermos repensar o curso”. Em curso estão já parcerias com empresas nacionais e multinacionais, como a Vipex e a Pirex, no âmbito das quais estão a ser desenvolvidas peças utilitárias que juntam o vidro e o plástico.

1.310 novos alunos no Politécnico de Leiria

No universo das cinco escolas que integram o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), 60,5% das vagas da oferta diurna, pós-laboral e em regime de ensino à distância foram preenchidas nesta primeira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior. Um número que sobe para os 73% se tivermos em conta apenas os cursos a funcionar em regime diurno.
O presidente do IPL, Nuno Mangas, diz que os resultados são positivos, sobretudo dada a actual conjuntura. “O Instituto Politécnico de Leiria continua a ser atraente para os estudantes, com licenciaturas pertinentes – algumas únicas – e com espaço no mercado laboral”, refere o responsável pela instituição.
A Escola Superior de Saúde de Leiria surge logo após a ESAD.CR no que aos resultados diz respeito, com 91,9% das vagas iniciais ocupadas. Dos seis cursos ali ministrados, apenas Terapia da Fala e Enfermagem (entrada no 2º semestre) não viram as vagas totalmente preenchidas. Ainda assim, tiveram uma ocupação superior a 62%.
É nesta escola que se encontra o curso com a mas alta nota de candidatura do último colocado pelo contingente geral – Fisioterapia (15,46 valores). De acordo com o IPL este curso registou ainda uma “procura de nove candidatos por cada vaga”.
Na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche os cursos de Biologia Marinha e Biotecnologia, Gestão Turística e Hoteleira e Turismo preencheram a totalidade das vagas. Já Engenharia Alimentar; Marketing Turístico, Gestão Turística e Hoteleira (pós-laboral) e Marketing Turístico (ensino à distância) são os que registam menos colocações.
Das 345 vagas iniciais em 10 cursos, apenas 134 sobram para a próxima fase de concurso, o que se traduz numa colocação em 63,4% das vagas.
Na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais este valor desce para os 51,7%, com 215 vagas sobrantes das 441 iniciais. Serviço Social, Tradução e Interpretação: Português/Chinês e Chinês/Português, Comunicação Social e Educação Multimédia, Desporto e Bem-Estar viram preenchidas todas as vagas postas a concurso. Os cursos em regime de ensino à distância e em horário pós-laboral são os que registam menos colocações. É o caso de Serviço Social (pós-laboral), Relações Humanas e Comunicação Organizacional (regime de ensino à distância), Comunicação Social e Educação Multimédia (pós-laboral) e Educação Social (pós-laboral), que não foram além das três colocações.
Na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, os cursos de Gestão e Biomecânica preencheram a totalidade das vagas. Por outro lado, Engenharia de Redes e Serviços de Comunicação, Engenharia Civil (pós-laboral) e Engenharia Electrotécnica (pós-laboral) não tiveram um único colocado. Das 815 vagas disponíveis em 24 cursos, 474 transitam para a segunda fase do concurso, o que se traduz numa ocupação de apenas 41,9% das vagas.

Politécnico de Santarém com pouca procura

Nas quatro escolas superiores do Instituto Politécnico de Santarém (IPS), são 403 os estudantes colocados nesta primeira fase do concurso de acesso ao Ensino Superior, em que foram disponibilizadas 995 vagas, o que se traduz em apenas 40,5% das vagas preenchidas.
É na Escola Superior de Desporto de Rio Maior que se verifica a maior afluência de alunos, com 53 vagas sobrantes das 217 iniciais nos seis cursos disponíveis. Apenas Treino Desportivo (pós-laboral) regista uma baixa colocação, com quatro das 35 vagas preenchidas. Já os cursos de Condição Física e Saúde no Desporto e Treino Desportivo preencheram todas as vagas iniciais.
No lado oposto dos resultados está a Escola Superior Agrária de Santarém, onde apenas 21% das 185 vagas iniciais em seis cursos foram preenchidas. Nenhum dos cursos ficou totalmente preenchido, sendo Nutrição Humana e Qualidade Alimentar aquele que regista maior ocupação, com 31 das 45 vagas preenchidas. Engenharia Alimentar e Engenharia Agronómica (pós-laboral) não tiveram qualquer colocação.
Na Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém os números não são muito melhores, registando-se 28% de ocupação das 350 vagas disponibilizadas em oito cursos. Também aqui não houve cursos com as vagas totalmente preenchidas, sendo Gestão de Empresas e Marketing e Publicidade os que atraem mais estudantes. Os cursos de Informática, em regime diurno e em horário pós-laboral, tiveram apenas um colocado.
É nesta escola que se regista a menor nota do último candidato colocado pelo contingente geral em toda a região: 9,5 valores, no curso de Marketing e Publicidade.
A escola do IPS onde os resultados são melhores é a Escola Superior de Educação de Santarém, onde houve 99 colocados nas 243 vagas iniciais em oito cursos (40,7%). Apenas Educação Básica preencheu todas as vagas, enquanto os cursos em horário pós-laboral tiveram pouca procura, não ultrapassando as duas colocações.
Está já a decorrer o período de apresentação de candidaturas à segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, que se prolonga até 21 de Setembro. Os resultados serão divulgados seis dias depois.

Joana Fialho

jfialho@gazetadascaldas.pt

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