Encontram-se abertas, até 23 de Setembro, as candidaturas para a segunda fase de acesso ao ensino superior. Os resultados desta fase serão conhecidos a 29 de Setembro. Na primeira fase já entraram 1513 novos alunos no Politécnico de Leiria (23 cursos preencheram já a totalidade das vagas disponíveis), mas ainda existem 406 vagas para esta segunda fase.
Grande parte dos cursos da ESAD, nas Caldas da Rainha, foram preenchidos na primeira fase, ficando apenas algumas vagas para as candidaturas em Setembro. Com mais vagas por preencher está a licenciatura em Programação e Produção Cultural, que é uma novidade neste ano lectivo e que provavelmente ainda não teve tempo de se dar a conhecer.
Gazeta das Caldas dá a conhecer quais os cursos a que os jovens ainda podem concorrer neste politécnico, assim como nos de Santarém e Tomar.

A ESAD preencheu 334 das 350 vagas disponíveis na primeira fase de candidatura ao ensino superior. Os cursos de Artes Plásticas, Design Gráfico e Multimédia (diurno e pós-laboral), Design Industrial, Som e Imagem e Teatro já estão completos, restando apenas quatro vagas para o curso de Design de Ambientes, uma vaga para o de Design de Produto – Cerâmica e Vidro e 19 vagas para o de Programação e Produção Cultural, este último novidade na escola caldense.
Na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche os cursos de Gestão Turística e Hoteleira, Marketing Turístico e Turismo ficaram completos na primeira fase, restando ainda vagas para os de Animação Turística (4), Biologia Marinha e Biologia Marinha e Biotecnologia (22), Biotecnologia (25), Gestão de Eventos (2) e Restauração e Catering (11).
Em Leiria, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, já foram preenchidas todas as vagas dos cursos de Comunicação e Media, Desporto e Bem-Estar, Relações Humanas e Comunicação Organizacional, Serviço Social, Tradução e Interpretação: Português/Chinês – Chinês/Português. Na segunda fase restam ainda 21 vagas para Desporto e Bem-Estar (regime pós-laboral), 13 vagas para Educação Básica, 8 vagas para Educação Social, 18 vagas para Relações Humanas e Comunicação (regime de ensino à distância) e 11 vagas para Serviço Social (regime pós-laboral).
Já na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) ficaram completos na primeira fase os cursos de Administração Pública, Engenharia Informática, Gestão, Jogos Digitais e Multimédia, Marketing e Solicitadoria. Biomecânica ainda tem abertas, para a segunda fase, 9 vagas, Contabilidade e Finanças possui 1 vaga e em regime pós-laboral 16 vagas, Engenharia Automóvel tem 15 vagas, Engenharia Civil tem 23 vagas e Engenharia da Energia e Ambiente tem 17 vagas. Já Engenharia e Gestão Industrial disponibiliza para esta segunda fase 9 vagas, Engenharia Electrotécnica e de Computadores possui 24 vagas em regime diurno e 15 vagas em pós-laboral.
Ainda existem 28 vagas para Engenharia Informática (pós-laboral), 10 vagas para Engenharia Mecânica em regime diurno e 10 para pós-laboral, 12 vagas para Gestão e 21 para Solicitadoria (ambas em regime pós-laboral).
Na Escola Superior de Saúde de Leiria (ESSLei) as vagas para Diatética, Enfermagem, e Fisioterapia ficaram preenchidas na primeira fase. Os candidatos à segunda fase poderão ainda inscrever-se nos cursos de Ciências da Informação em Saúde (14 vagas), Terapia da Fala (12 vagas) e Terapia Ocupacional (6 vagas).
Da oferta formativa do IPLeiria no que respeita a licenciaturas, 23 cursos preencheram já a totalidade das vagas disponíveis. Os cursos que registaram a média de entrada mais alta (do último estudante colocado) foram os de Design Gráfico e Multimédia da ESAD (14,90), e Fisioterapia da ESSLei (14,20).
Ao todo, este instituto recebe 1.513 novos estudantes nas suas licenciaturas, e incrementa a taxa de preenchimento de vagas de 77% para 80%, valor que sobe para 86% no que respeita às vagas em regime diurno. É o quinto ano consecutivo em que este instituto de ensino superior aumenta o número de colocados na primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, registando um crescimento de 4% em relação a 2015, o que corresponde à colocação de mais 58 estudantes que no ano anterior.
Nuno Mangas, presidente do IPLeiria, refere em nota de imprensa que, em termos nacionais, foi uma das instituições que registou o maior aumento do número de estudantes colocados, estando entre as 10 instituições públicas com mais colocações na primeira fase.
Possibilidades de ingresso em Santarém e Tomar
No conjunto de escolas superiores que compõem o Instituto Politécnico de Santarém existem 499 vagas. Na Escola Superior de Desporto de Rio Maior ainda existem 14 vagas para Actividade Física e Estilos de Vida Saudáveis e 20 vagas para o mesmo curso mas com ensino em inglês, 15 vagas para Desporto de Natureza e Turismo Activo, 10 vagas para Gestão das Organizações Desportivas e 14 vagas para Treino Desportivo.
Já a Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém disponibiliza 134 vagas para a segunda fase. O maior número é para Gestão de Empresas (regime pós-laboral) e Informática, com 36 e 34 vagas respectivamente, Contabilidade e Fiscalidade com 16 vagas, Gestão de Empresas com 25 vagas, e Negócios Internacionais com 23 vagas.
A Escola Superior de Educação de Santarém possui 102 vagas por preencher em seis cursos. São eles: Artes Plásticas e Multimédia (21), Educação Ambiental e Turismo de Natureza (29), Educação Básica (3), Educação e Comunicação Multimédia (17), Educação Social (14) e Educação Social em regime pós-laboral (18).
A Escola Superior Agrária é a que mais vagas ainda tem por preencher, num total de 190. O curso de Agronomia ainda tem 43 vagas em regime diurno e 33 em pós-laboral. O curso de Produção Animal tem 41 vagas, o de Qualidade Alimentar e Nutrição Humana tem 37 vagas, o de Tecnologia Alimentar tem 17 vagas no regime diurno e 19 vagas em pós-laboral.
Em Tomar, a Escola Superior de Gestão ainda tem 25 vagas para o curso de Contabilidade, 29 vagas para Gestão de Empresas, 19 vagas para Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional e 12 vagas para Gestão Turística e Cultural. Já a Escola Superior de Tecnologia de Tomar continua com 16 vagas para o curso de Conservação e Restauro, 25 vagas para o de Construção e Reabilitação, 33 vagas para o de Design e Tecnologia das Artes Gráficas, 33 vagas para Engenharia Electrotécnica e de Computadores, 29 vagas para Engenharia Informática, 22 vagas para Engenharia Química e Bioquímica e 7 vagas para Fotografia.
Na Escola Superior de Abrantes, os alunos podem concorrer à segunda fase nos cursos de Comunicação Social (13 vagas), Engenharia Mecânica (22 vagas), Tecnologias de Informação e Comunicação (30 vagas) e Vídeo e Cinema Documental (14 vagas).
No total, o Instituto Politécnico de Tomar disponibiliza para a segunda fase de acesso ao ensino superior 329 vagas.
Representantes dos politécnicos reuniram em Leiria

Presidentes e vice-presidentes de 12 institutos politécnicos públicos reuniram no Politécnico de Leiria, no passado dia 9, para analisar a capacidade legal para concessão do grau de doutor por estas instituições, a sua nova designação e o estatuto jurídico do Politécnico e Universidade.
Estas preocupações surgem da evolução dos politécnicos, nomeadamente a induzida pelo Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior relativamente à qualificação do corpo docente e sua capacidade instalada e da necessidade de criar instrumentos que permitam um novo desenvolvimento deste ensino superior. Os responsáveis presentes irão agora levar estas questões a discussão nos respectivos Conselhos Gerais e depois será realizada uma nova reunião.































