Início Destaque ESAD das Caldas da Rainha com mais vagas no próximo ano lectivo do que em 2011

ESAD das Caldas da Rainha com mais vagas no próximo ano lectivo do que em 2011

0
ESAD das Caldas da Rainha com mais vagas  no próximo ano lectivo do que em 2011


Ao contrário do que acontece noutras instituições de ensino superior do país, na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha vai ter mais vagas no próximo ano lectivo do que em 2011.O curso de Design Gráfico e Multimédia passa de 65 para 70 vagas. Todos os outros cursos mantém-se com as mesmas vagas do que em 2011.A ESAD vai abrir 330 vagas no próximo ano lectivo, em sete cursos. Design Gráfico e Multimédia continuar a ser o que tem mais vagas no horário diurno (70). Som e Imagem tem 60 lugares, seguido de Artes Plásticas com 50, Design Industrial e Design de Ambientes com 30, enquanto que os cursos de Teatro e Design de Cerâmica e Vidro têm 20 vagas cada.Há ainda 25 vagas para os cursos em regime pós-laboral (Design Gráfico e Multimédia e Som e Imagem) nesta escola do Instituto Politécnico de Leiria. Recorde-se que a ESAD.CR é uma das escolas nacionais que preenche mais vagas logo na primeira fase das candidaturas ao ensino superior. O ano passado ficaram apenas por preencher 8% das vagas nesta primeira fase.A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), também do IPL, vê reduzido o número de vagas, nos cursos de Marketing Turístico no regime de ensino à distância (de 35 para 25) e Gestão Turística e Hoteleira em regime pós-laboral (de 35 para 30).No total a ESTM tem 345 vagas em oito cursos para o ano lectivo de 2012/2013 (Biologia Marinha e Biotecnologia, Engenharia Alimentar, Gestão Turística e Hoteleira, Marketing Turístico, Turismo, Restauração e Catering, Animação Turística e Gestão do Lazer e Turismo de Negócios).Em Leiria, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão, também do IPL, tem 815 para os 24 cursos disponíveis em regime diurno, pós-laboral e ensino à distância (Administração Pública, Engenharia Civil, Engenharia Electrotécnica, Engenharia, Informática, Engenharia Mecânica, Gestão, Marketing, Solicitadoria, Informática para a Saúde, Tecnologia dos Equipamentos de Saúde, Contabilidade e Finanças, Engenharia da Energia e do Ambiente, Biomecânica e Engenharia Automóvel).A Escola Superior de Educa
ção e Ciências Sociais, que faz parte também do IPL, reduziu este ano as vagas para o curso de Educação Básica (de 70 para 54), de acordo com as orientações do Ministério da Educação.No total há 441 para 14 cursos em regime diurno, pós-laboral e ensino à distância (Educação Social, Serviço Social, Animação Cultural, Tradução e Interpretação: Português/Chinês – Chinês/Português, Comunicação Social e Educação Multimédia, Relações Humanas e Comunicação Organizacional, Desporto e Bem-Estar e Educação Básica).A Escola Superior de Saúde do IPL aumenta de 221 para 236 vagas, nos cursos de Terapia Ocupacional, Dietética, Enfermagem, Fisioterapia e Terapia da Fala.No total, em 2012, o Instituto Politécnico de Leiria vai ter 2.167 vagas (eram 2.206 em 2011). A outra escola do politécnico que funciona na região, o Instituto Politécnico de Santarém, passa de 1.094 vagas em 2011 para 1.089 em 2012. Desta instituição de ensino fazem parte quatro escolas, nas quais disponibiliza 21 licenciaturas em regimes diurno e pós-laboral.A Escola Superior Agrária de Santarém mantém as mesmas 185 vagas do ano passado, nos cursos de Engenharia Agronómica, Engenharia Alimentar, Engenharia da Produção Animal e Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.A Escola Superior de Educação de Santarém reduz de 255 para 243 lugares, por causa  dos cursos de Educação Social. Mantém as mesmas vagas nos cursos de Animação Cultural e Educação Comunitária, Artes Plásticas e Multimédia, Educação e Comunicação Multimédia e Educação Básica.Na Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém o curso de Administração Pública passa das 20 para as 40 vagas. Estão disponíveis 270 vagas em Gestão de Empresas, Informática, Marketing e Publicidade e Contabilidade e Fiscalidade.A Escola Superior de Saúde de Santarém tem 94 vagas para o curso de Enfermagem, sendo que metade desses lugares destinam-se ao segundo semestre.Em Rio Maior, a Escola Superior de Desporto vai ter mais vagas nos cursos de Treino Desportivo em regime pós-laboral (de 30 para 35) e em regime diurno (de 50 para 55), Condição Física e Saúde no Desporto (de 40 para 46) e Desporto de Natureza e Turismo Activo (25 para 27). Os cursos de Gestão das Organizações Desportivas e Psicologia do Desporto e do Exercício mantém as 27 vagas.A nível nacional este ano há 52 298 vagas, menos 1.202 do que em 2011. É a primeira vez em nove anos que este número é inferior ao ano anterior. Em comunicado, o Ministério da Educação destacou que “a redução do número de vagas em 2012 é inferior ao número de vagas sobrantes em 2011/2012 (7.884: 14,7%) e à diminuição do número de candidatos em 2011/2012 (4.388: 7,3%)”.Este ano, pela primeira vez, o Ministério da Educação e Ciência emitiu normas orientadoras em que definiu a empregabilidade como condição para a fixação de vagas.A primeira fase de candidaturas já início e decorre até 10 de Agosto e, à semelhança do ano passado, os alunos só podem candidatar-se via online (www.dges.mctes.pt).

 

pantunes@gazetadascaldas.pt

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.