Entusiastas dos cães Bobtail reuniram-se nas Caldas

0
651

Bobtail2O III Encontro Nacional de Bobtail (ou Pastor Inglês) realizou-se, no passado domingo, na zona das Caldas reunindo cerca de 40 entusiastas daquela raça de cães. O evento trouxe famílias de vários pontos do país e até de Espanha. Esta foi a edição que mais bobtails trouxe às Caldas.
Esta iniciativa começou com uma cãominhada matinal pelo Parque D. Carlos I, ponto de encontro dos vários pastor inglês, seguida de uma pool-party para todos os cães e as respectivas famílias.
Depois foi hora de almoço, na esplanada do restaurante Lisboa, na Zona Industrial, onde patudos e humanos puderam partilhar o espaço de refeição.
O evento contou ainda com uma aula de obediência e agilidade canina.
Para encerrar o dia, realizou-se uma visita à CRAPAA (Caldas da Rainha Associação Protectora dos Animais Abandonados). Foram doados, entre os participantes do evento, 77 quilos de ração, a que corresponde a uma média ligeiramente superior a um quilo por cada cão que a instituição actualmente acolhe. Foram ainda doadas trelas e brinquedos para animais.
Marisa Costa veio de Estarreja e destacava o convívio entre todos “É bom porque partilhamos experiências com outras pessoas e aprendemos sempre alguma coisa”, disse. Esta participante da cãominhada tem três bobtails – o Asterix, a Irina e a Ianka – todos muito meigos e muito peludos.
De Baiona (Espanha), veio Txiki Dacosta, de propósito para o III Encontro de Bobtails. “É importante porque permite conhecer pessoas e abrir pontes”, disse à Gazeta das Caldas. Quanto a esta raça, disse que são muito sociáveis, “mais com pessoas do que com outros cães” afirmou.
A caldense Joana Monteiro é a organizadora do evento e também a dinamizadora de um grupo sobre esta raça de cães no Facebook. “Eu tenho dois bobtails e, como há poucos em Portugal, decidi criar o grupo”, conta. Entretanto, esta comunidade já tem mais de 100 pessoas e criou um espaço diário de conversa virtual. “Estes encontros são uma forma de estarmos juntos”, disse.
Entretanto, o Bob e a Meggy, os bobtails de Joana Monteiro, já foram pais por duas vezes, o que fez com que estes encontros ganhassem especial importância. “É uma forma de reunir a família que só se vê duas vezes por ano: nestes encontros e no jantar de Natal que organizamos” contou.
Para além das características já enumeradas, Joana Monteiro acrescentou que, estes, são cães “que tanto se adaptam a um apartamento como a uma vivenda”.

Isaque Vicente
ivicente@gazetadascaldas.pt

- publicidade -