Profissionais tinham agendado paralisação para hoje e amanhã por melhores condições salariais
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) decidiu desconvocar a greve que estava prevista para os dias 30 e 31 de outubro no Montepio Rainha Dona Leonor (MRDL), após uma reunião com a administração que permitiu alcançar um entendimento sobre várias reivindicações dos profissionais.
De acordo com o comunicado do SEP, a administração do MRDL “assumiu compromisso nalgumas matérias, designadamente numa nova tabela remuneratória que vai vigorar nos meses de novembro e dezembro”. O sindicato adianta ainda que “a partir de 1 de janeiro haverá um aumento geral de salários definido para toda a instituição”.
Outro ponto do acordo diz respeito à carga horária. O SEP sublinha que ficou garantida “a salvaguarda do Período Normal de Trabalho de 35 horas semanais, para todos os enfermeiros do MRDL”.
O entendimento agora alcançado surge após meses de tensão entre enfermeiros e administração, depois de em abril, segundo o sindicato, “a administração ter alterado as condições contratuais vigentes”, o que originou “inúmeros protestos dos enfermeiros, que culminaram com o recurso a dias de greve, em 22 de agosto e 26 de setembro”.
O SEP saúda o desfecho positivo das negociações e garante que o diálogo vai continuar. “As negociações com a Administração do MRDL vão prosseguir, para concretização dos restantes compromissos”, lê-se no comunicado. A próxima reunião entre as partes está já agendada para o dia 4 de dezembro.































