Depois de António Lacerda Sales em 2020, o senhor que se segue também vem da área da saúde. Filipe Carvalho, o vencedor do prestigiado prémio Gary Logue e que foi considerado o enfermeiro coloretal do ano no Reino Unido, foi escolhido pela redação da Gazeta das Caldas como a personalidade do ano em 2021.
O trabalho desenvolvido pelo enfermeiro na criação e gestão do Covid Cancer Hub, que teve mais de 200 pacientes com cancro coloretal e de hospitais no sul de Londres submetidos a cirurgias em dois centros hospitalares livres do vírus da covid-19, revelou-se determinante para a distinção da Bowel Cancer UK.
O galardão que tem o nome de um enfermeiro especialista em cancro do intestino falecido em 2014 e cujo exemplo inspirou muitos profissionais de saúde britânicos.
O caldense, de 39 anos, licenciou-se em Enfermagem em Lisboa e, depois de trabalhar dois anos no IPO, decidiu mudar-se para Inglaterra em 2009, residindo em Londres, à procura de melhores condições de trabalho e carreira académica.
Nos últimos 12 anos, Filipe Carvalho tem trabalhado no Hospital Royal Marsden, um hospital de renome internacional no tratamento do cancro, que, de resto, lhe patrocinou uma pós-graduação em cuidados oncológicos e um mestrado em enfermagem avançada nos cuidados ao doente oncológico.
Na sequência do reconhecimento obtido no Reino Unido, a Câmara das Caldas da Rainha atribuiu um voto de louvor ao caldense. ■
Enfermeiro Filipe Carvalho eleito personalidade do ano
- publicidade -































