Duarte Cordeiro vai estar na sessão de abertura da conferência “Energia – Desafios e Oportunidades para 2023 a 18 de janeiro
O ministro do Ambiente da Ação Social, Duarte Cordeiro, vai estar na próxima quarta-feira, 18 de janeiro, nas Caldas da Rainha para participar na conferência “Energia – Desafios e Oportunidades para 2023.
A iniciativa, que é dinamizada pela AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste, tem lugar no CCC a partir das 14 horas, e tem em discussão como principais temas o autoconsumo, a eficiência energética, apoios disponíveis nesta área, os combustíveis e novas energias.
Duarte Cordeiro será um dos oradores da sessão de abertura, agendada para as 14h30, em conjunto com Jorge Barosa, presidente da AIRO, Vítor Marques, presidente do Município das Caldas da Rainha, e Pedro Folgado, presidente da OesteCIM.
O ministro do Ambiente e da Ação Social vai, depois, realizar uma intervenção sobre a transição energética em Portugal, na qual vai abordar temas como o enquadramento regulatório, incentivos às empresas para acelerar a transição energética, e as comunidades energéticas.
O programa segue com uma mesa redonda, moderada pelo diretor da Gazeta das Caldas, José Luiz Almeida e Silva, sobre oportunidades e desafios na descarbonização das empresas, discussão na qual participam Ricardo Fernandes, presidente da Oeste Sustentável, Miguel Fonseca, administrador da EDP Comercial, e Campos Rodrigues, presidente da AP2H2 – Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio.
Na segunda parte do evento, o secretário geral da AIRO, Sérgio Félix, vai proceder à apresentação da AIRO Comunidades – Soluções de energia para as empresas, um projeto da associação empresarial que visa a criação de comunidades de energia para apoiar o tecido empresarial e famílias carenciadas na região.
João Pereira, CEO da Master Vantagem, empresa que faz gestão de contratos energéticos, fala aos participantes sobre os preços do mercado da energia e sobre compras conjuntas, Luís Ventura, administrador da Alferpac, empresa do Grupo Auto Júlio especialista na montagem de sistemas fotovoltaicos para autoconsumo, fala sobre eficiência energética, e Assemá Salim, responsável de negócios da UTIS, apresenta as soluções de eficiência energética desta empresa direcionadas à indústria.
O evento termina com a apresentação detalhada do projeto Comunidade de Autoconsumo Coletivo da Rainha, por Margarida Correia Pires, responsável pelo desenvolvimento de negócios da EDP Comercial, seguida da formalização da constituição desta comunidade, e pelo encerramento do evento, pelo presidente da Oeste Sustentável, Ricardo Fernandes. ■































