O VI Encontro Nacional de Molinologia vai decorrer nos dias 8 e 9 de outubro, nas Caldas. A Comunidade Intermunicipal do Oeste, em co-organização com a Etnoideia, organiza o evento, apresentando um programa diversificado, com foco no património molinológico local e em exemplos de dinamismo municipal na preservação e valorização.
O encontro decorre em dois dias, sendo o sábado, dia 8 de outubro, dedicado às conferências. O primeiro painel, com início pelas 9:30h, intitula-se de “Moinhos e Moleiros” e irá abordar as questões como Etnotecnologia, Saber e Saber Fazer, Etnologia Portuguesa, Sistemas tradicionais de moagem em Portugal, Engenhos e moinhos pré-industriais, usos, técnicas, materiais, produtos, assim como as histórias de vida dos Moleiros na primeira pessoa. O segundo painel, dedicado ao tema Desenvolvimento e Empreendedorismo – “Já – Viveiro de projetos”, irá abordar temáticas como Planeamento Estratégico, Projetos, Inovação e qualificação, “Low Carbon Economy”, Empreendedorismo, Governança Autárquica; desenvolvimento de novos produtos, serviços e cadeia de valor, bem como a apresentação de ideias de projeto pelos participantes e o acesso a Fundos e financiamentos, nomeadamente no Portugal 2030. Às 19h será realizada uma visita cultural à cidade que acolhe o evento, as Caldas da Rainha, e às 20h30 os participantes terão um jantar regional.
O segundo dia do evento, domingo, 9 de outubro, será dedicado à visita aos Moinhos do Oeste com pausa para o almoço, que será um piquenique.
Os interessados poderão saber mais e inscrever-se no site da Comunidade Intermunicipal do Oeste.
- publicidade -































